sábado, 7 de abril de 2012

                                        
                                         MÓRMONS - I

Texto Bíblico : Efésios 4:14 - II Pedro 3:17
Alvos do Estudo
O objetivo deste capítulo é demonstrar as raízes
históricas do Mormonismo.
Breve Introdução

Os Mórmons - também conhecidos como "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias" está presente em diversos países do mundo, inclusive há vários anos no Brasil.
É razoavelmente comum notar a presença de ''missionários'' mórmons as ruas, procurando semear ensinamentos baseados na suposta ''revelação'' que seu fundador, Joseph Smith , recebeu de um anjo chamado pelos mórmons de Moroni.
Como surgiu o Mormonismo? Quem foi seu fundador? O que ensinam? Veremos também as concepções teológicas dos mórmons á luz da Bíblia. Outros temas importantes, como estes serão abordados nesta lição.
Entretanto, querido leitor, devemos lembrá-lo que nossa abordagem é reduzida, ou seja, é uma consideração básica do assunto, cabendo reconhecer que encontrar-se-á amplo material em publicações de apologética cristã ( A ).
Conheceremos também, no final da lição n°6, como um cristão poderá utilizar a Bíblia para expor a um mórmom os equívocos do mormonismo.
Bom estudo !

___________
( A ) - Vide sugestão de material documento no final desta lição
O Fundador do Mormonismo
Joseph Smith foi fundador do Mormonismo. Smith nasceu em 23 de dezembro de1805 no condado de Windsor, Vermont, nos Estados Unidos.
Segundo os mórmons Joseph Smith ainda moço recebeu sua primeira " visão espiritual " onde o pai e o Filho lhe aparecem e lhe denunciariam a falsidade de todas as igrejas, com as seguintes palavras: " Eles se chegam a mim com os seus lábios, mas seus corações estão longe de mim, eles ensinam mandamentos de homens como doutrina, tendo aparência de santidade, mas negando o meu poder. " ( 1 )
Smith, que já havia conhecido diversas igrejas e se decepcionado, afirmou ter recebido a aparição do '' anjo '' Moroni que lhe assegurou ter vivido naquela região onde Smith residia, há cerca de 1400 anos. Conforme o testemunho de Smith o pai de Moroni, chamado Mórmon, profeta, havia gravado a história de seu povo em placas de ouro e as enterrado nas redondezas por ocasião de uma ferrenha perseguição que sofrera. Moroni lhe mostrou onde tais placas estavam enterradas e emprestou a Smith umas lentes ( pedras preciosas ) com as quais ele decifraria e traduziria o que nas placas estava escrito.
Joseph Smith traduziu os escritos das supostas placas de ouro e publicou o '' conteúdo '' em 1829 com o título de O Livro de Mórmon, que é a base para as crenças do mormonismo.
A Fundação da Igreja Mórmon
Joseph Smith fundou a '' Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ''. Tendo como base doutrinária o Livro de Mórmon e o princípio dogmático de '' que esta era a única igreja verdadeira e que fora dela não havia outro meio de salvação para o homem. " ( 2 )
O conjunto de doutrinas mórmons desenvolveu-se ao longo do tempo fundamentada nas várias '' revelações '' recebidas por seu fundador.
Hoje a '' Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias '' está espalhada por vários países do mundo e realiza um contínuo trabalho de visitação '' missionária. ''

_________
( 1 ) - O Testemunho do Profeta Joseph Smith, pág.4, citado em Seitas e Heresias de Raimundo Ferreira de Oliveira na pág.102.
( 2 ) - Oliveira, Raimundo Ferreira de, Seitas e Heresias, pág.102.
A Morte de Joseph Smith
Joseph Smith teve uma morte violenta. Estabelecido na cidade de Illinóis, onde ergueu a colônia de Nauvoo, foi acusado de grosseira imoralidade e falsificação. Preso, foi morto a tiros junto com seu irmão Hyrum pela multidão que invadiu a cadeia.
As Divisões da Igreja Mórmon
Morrendo Joseph Smith a '' Igreja '' por ele fundada se dividiu. Um grupo seguiu Brigham Young que era fiel discípulo do '' profeta '' Smith. Este grupo se estabeleceu na Estado de Utah no ano de 1847 onde hoje é a cidade de Salt Lake City. Neste lugar foi fundada a sede da '' Igreja. ''
O outro grupo seguiu a liderança de um filho de Joseph Smith, que estabelecendo-se no Estado do Missouri. Reorganizaram a '' Igreja '' que firmou sua sede em Independence, Missouri. Este grupo denominou-se '' Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ''. É porém, menor do que a '' Igreja '' de Utah. Houve várias facções mormônicas após a morte de Joseph Smith, mas as maiores são as que foram mencionadas acima.
O ''Profeta''
Para os mórmons Joseph Smith é considerado como profeta. Sua obra e seus escritos tem para um mórmon convicto, peso igual aos dos profetas bíblicos. Suas palavras estão na conta de palavras '' inspiradas '', o que faz com que a Bíblia Sagrada ocupe lugar inferior na Igreja dos Mórmons. Isto é, as Escrituras não é a única revelação da parte de Deus aos homens. O Livro de Mórmon é também Palavra de Deus, que de acordo com os mórmons deve ser crido como Divinamente inspirado.
O Livro de Mórmon.
Como vimos anteriormente o Livro de Mórmon é a principal publicação da '' Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ''.
Publicado pela primeira vez em 1829 nos E.U.A , no Brasil, em português chegou em 1938, e até 1975 seis edições já haviam sido produzidas.
O Livro de Mórmon segue uma divisão em capítulos e versículos, semelhante à Bíblia, e que formam 15 livros. ( 3 )
__________
( 3 ) - Páginas iniciais de um exemplar do Livro de Mórmon

Nome do Livro Capítulos Versículos
1. Livro de Nefi 22 618
2. Livro de Nefi 33 779
Livro de Jacó 07 203
Livro de Ênos 01 027
Livro de Jarom 01 015
Livro de Omni 01 030
As Palavras de Mórmon 01 018
Livro de Mosiah 29 786
Livro de Alma 63 1943
Livro de Helemã 16 497
3. Livro de Nefi 30 765
4. Livro de Nefi 01 049
Livro de Mórmon 09 227
Livro de Éter 15 433
Livro de Moroni 10 167
O Livro de Mórmon completo soma 239 capítulos e 6533 versículos.
Há capítulos inteiros da Bíblia no Livro de Mórmon. '' Por exemplo; 1. Nefi 20 é igual a Isaías 48; 2. Nefi 12 e 24, são iguais a Mateus 5 e 7: Moroni 10.7-20 é igual a I Coríntios 12. " ( 4 )

O Livro de Mórmon condena a Bíblia
Já vimos que o mormonismo considera o Livro de Mórmon superior às Escrituras Sagradas. Mas não é só isto, o que já seria absurdo. O Livro de Mórmon condena a Bíblia. Em 1. Nefi 13:28-29 e 2. Nefi 29:3-6 é dito que a Bíblia é um livro mutilado e cheio de erros, que Satanás usa para escravizar os homens.
Ora, sendo a Bíblia Sagrada infalível Palavra de Deus ( II Timóteo 3:16 ) longe está de ser condenada por alguém que supostamente recebeu revelações de anjos, o que, aliás, é o condenável conforme ensinou Paulo veementemente em Gálatas 1:8.
___________
( 4 ) - Oliveira, Raimundo Ferreira de, Seitas e Heresias, pág.105
O Livro de Mórmon é obra de homem não de Deus
Há inúmeras provas de que o Livro de Mórmon evidentemente é obra de homem. Vejamos algumas análises citadas em Seitas e Heresias de Raimundo F. de Oliveira, editora CPAD, pág.106.
1.Estudiosos sobre o mormonismo opinam que o conteúdo do Livro de Mórmon foi extraído de história fictícia dos primeiros habitantes da América, escrita por Salomão Spaulding, que aliás, foi um pastor presbiteriano .
2.As descobertas arqueológicas e estudos históricos negam as descrições que o Livro de Mórmon faz de costumes, nomes, caráter e línguas dos habitantes da região citada no Livro.
3. Há cerca de 10.000 citações diretas da Bíblia na versão inglesa do Rei Tiago ( King James ) que foi publicada pela primeira vez em 1611. De modo que, é absolutamente insustentável a afirmação mórmon quando diz que o Livro de Mórmon é a tradução de placas de ouro que estiveram enterradas desde o ano 420 até 1823. Se elas estavam enterradas, logo ninguém sabia o que nela estava escrito, como em 1611 uma versão inglesa da Bíblia, conhecida mundialmente, e que consta ( cerca de 10.000 citações ) nas placas de ouro de Smith ? Fica evidente a cópia. Desqualificado por completo a alegação mórmon.
O Livro de Mórmon definitivamente não pode ser Palavra de Deus pois seu conteúdo é claramente contradizente às Escrituras Sagradas, Veremos mais adiante nas próximas lições.
Conclusão
Nesta lição se observou muito brevemente alguns pontos sobre o mormonismo. Nesta conclusão devemos destacar ainda alguns itens de importância capital.
1. O Mormonismo possui semelhanças com o Cristianismo autêntico quanto a algumas questões morais e de costume. O que faz com que muitos pensem que os mórmons são evangélicos. Há pessoas que passam a freqüentar reuniões mórmons achando que se trata de uma igreja evangélica. Mas uma análise apurada das doutrinas de Mórmon, prova-se facilmente que se trata das '' doutrinas '' que se encaixam na categoria de ensinos que o apóstolo Paulo mandou rejeitar firmemente ( Efésios 4: 14 ; II Timóteo 4:1 - 6:3 ; Hebreus 13:9 ).
2. A Literatura mórmon, tanto a doutrinária quanto a didática, usa textos bíblicos, o que faz com que pessoas desavisadas acabem concluindo, que por constar trechos bíblicos, se trata de uma doutrina verdadeiramente cristã. Ora, sabemos que muitas seitas tiveram origem na interpretação errônea da Bíblia. Não é porque há textos Bíblicos em certos livros, que fazem destes livros publicações bíblicas e dignas de crédito.
3. A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é bem organizada.
Organização que pode fazer crer que se trata de uma instituição que Deus está abençoando. Pode parecer de fato, incrível, mas sempre há alguém ou alguns que concluem que havendo organização eficiente e crescimento numérico é algo Divino.
Bibliografia Consultada
Oliveira, Raimundo Ferreira de, Seitas e Heresias, RJ, 1987, CPAD.

Autores:
pr. Isac de Souza

pra. Vanda Nicolau

Leonice Lima

2 comentários:

maria rodrigues disse...

Sr. Pastor, como tens a coragem de falar de uma igreja com a qual não conheces a fundo? Não achas isto uma forma anticristã? Como se denomina um cristão levantando tantos falsos testemunhos? Não sabes que assim ages como um anticristo ou um falso profeta? Estou falando da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, só pela denominação não desconfias de nada não, seu herege, isto é pura covardia, banditismo qdo pretendes ganhar dinheiro as cuastas de escrever livros e a falar mal da fé daS pessoas? isto não te diz algo tb? estais retirando o direito do livre ARBITRIO? qUE QUE ISTO chega de tanta perseguição, e te pergunto: com que direito fazes isto? simplesmente de atacar, seu mercenário. Chega de tantas mentiras citadas pelas interpretações sem nexo que fazem com a biblia de que nada tem a ver com nossos principios.

maria rodrigues disse...

Citam escrituras erradas, interpretam a luz de suas mentes doentias e diabolicas, agem como fariseus, Isto é assim,desde a fundação do mundo pois a cada dispensação, sempre houve os perseguidores, ate mesmo na dispensação de Jesus Cristo, tb isto existiu e agora nesta ultima dispensação, novamente se repete, porque não entendem os propositos de Deus, de que ele pode operar aos seus filhos independente de tempo. Agora só pq morreram todos os apostolos de Cristo, o senhor não poderia eleger um novo profeta nestes ultimos Dias,? quem são vcs pra interferirem na vontade de Deus? Pq se baseiam em livros falsos, blogs falsos, depoimentos falsos, qdo sabes que só atacam,? como levar isto como sendo uma verdade? Pq não vão na igreja e frequentem primeiro e depois tirem suas conclusões, mas e o medo? só vejo covardia, uns aproveitadores de ideias falsas que projetam em livros e nas pessoas menos preparadas como eles a ensinarem outro evangelho, que não é o da verdadeira igreja de Jesus Cristo.Sim pq o que ensinam é um evangelho falso do qual inventaram sobre nossa igreja e depois vem dizer que nós é que temos outro evangelho? O que temos é o evangelho restaurado, que segue a biblia na sua integra e que possuimos todos os covenios, ordenanças e principíos de que não sabem pq desconhecem e nem se preocupam em buscar.