12- SITRI:
O décimo segundo
espírito é Sitri
ou Bitru.
É um príncipe e manifesta-se no início com asas de Grifo e cabeça de
leopardo, mas após o comando do mestre e do Exorcismo ele toma forma humana,
até mesmo agradável. Ele inflama homens e mulheres em amor; e os obriga a
mostrarem-se despidos se assim for desejado. Ele comanda 60 legiões de
espíritos.
13- BELETH:
O décimo terceiro
espírito é chamado Beleth, Bileth,
Bilet, ou Byleth. É um
rei poderoso e terrível. Ele parece um cavalo pálido cercado de trombetas e
outros tipos dos instrumentos musicais. Tem no principio
uma aparência furiosa; para muda-lo deve-se tomar de um bastão de avelã em
sua mão, golpeando para os quartos sul e leste, traçando um triângulo, sem o
Circulo, e comanda-lo então o obrigando pelo laço e cargo de espíritos que
daqui por diante o acompanharão. E se ele não adentrar
no triângulo, pelas ameaças, nem pelo recitar das ligações e os encantos,
então se deve rende-lo em obediência e obriga-lo a vir, através do que é dito
no Exorcismo. Contudo deve recebê-lo gentilmente porque é um grande rei, e
homenageá-lo, como se faz diante dos os reis e dos príncipes. E com um anel
de prata no dedo médio da mão esquerda mantida de encontro ao seu rosto, como
eles fazem diante de AMAYMON. Beleth causa todo
tipo de amor que pode haver entre homens e mulheres. É da ordem das
potências, e governa 85 legiões de espíritos. Seu selo nobre é este, que deve
ser preparado antes de trabalhar com o espírito.
Selos de Beleth:
14- LERAIE:
O décimo quarto espírito é chamado Leraje, Leraye ou Leraie. É
um Marques de grande potência, mostrando-se qual um Arqueiro de manto verde,
e carregando uma funda e uma aljava. Ele causa grandes batalhas e disputas; e
traz a putrefação pelo ferimento que é feito com as setas por Arqueiros. Está
sob os auspícios de Sagitário. Governa 30 legiões de espíritos.
Selos de Leraie:
15- ELIGOS:
O décimo quinto espírito em ordem é Eligos, Eligor ou Abigor, um
grande duque, e se manifesta sob a forma de um cavaleiro gentil, carregando
um lança, uma Insígnia, e uma serpente. Ele conhece coisas escondidas, e
coisas que ainda não chegaram a acontecer; e sobre as guerras, e como os
soldados se organizam. Ele causa o amor dos senhores e de pessoas de posição.
Ele governa 60 legiões.
16- ZEPAR:
Zepar é um grande duque,
e aparece. Aparelhado com armas antigas, como um Soldado. Seu encargo é fazer
com que as mulheres amem os homens e fiquem junto destes por amor. Ele também
pode faze-las estéril. Governa 26 legiões de espíritos inferiores.
Selo de Zepar:
17-BOTIS:
O décimo sétimo espírito é Botis, um
grande presidente, e um Conde. Ele aparece primeiramente sob a forma de uma
terrível víbora, e sob o comando do magista ele
toma forma humana, tendo, contudo dentes enormes, chifres e portando uma
espada afiada nas mãos. Ele revela todas as coisas passadas e futuras e
reconcilia amigos e adversários. Comanda 60 legiões.
Selo de Botis:
18- BATHIN:
O décimo oitavo espírito é Bathin, Bathym, Mathim ou Marthim. É
um duque poderoso e forte, e aparece como um homem alentado com a cauda de
uma serpente, sentado em cima de um cavalo pardo. Conhece as virtudes das
ervas e pedras preciosas, e pode transportar homens rapidamente de um país a
outro. Ele chefia 30 legiões de espíritos.
Selos de Bathin:
19- SALEOS:
O décimo nono espírito é Sallos, Saleos ou Zaleos. É
um duque grande e poderoso, e surge na forma de um galante equitador sobre um crocodilo, com uma coroa ducal em sua
cabeça, e com um ar pacífico. Ele causa o amor das mulheres aos homens, e dos
homens às mulheres; governa 30 legiões de espíritos.
20- PURSON:
O vigésimo espírito é Purson, um
grande Rei. Sua aparência é comumente a de um homem
com a cara de um leão, carregando uma víbora cruel em sua mão, e montando em cima
de um urso. Vem acompanhado ao som de trombetas. Conhece todas as coisas
escondidas, e pode descobrir tesouros, e diz todas as coisas do passado,
presente e futuro. Pode fazer exame de um corpo humano ou aéreo, e responder
corretamente todas as coisas terrenas e divinas, e referentes à Criação.
Outorga bons espíritos familiares, e sob seu governo estão 22 legiões dos
espíritos, em parte da ordem das virtudes e em parte da ordem dos tronos.
21-
MARAX:
O vigésimo primeiro espírito é Marax ou Morax. É
um Conde e um Grande Presidente. Aparece como um Búfalo enorme com cabeça
humana. Seu trabalho é instruir os sábios em astronomia, e todas ciências
liberais restantes; também pode fornecer bons familiares, conhece as virtudes
das ervas e das pedras preciosas. Comanda 30 legiões de espíritos.
Selo de Marax:
22- IPOS:
O vigésimo segundo espírito é Ipos, Ipes, Aypeos ou Ayporor. É
um Conde, e um príncipe poderoso, e surge na forma de um anjo com cabeça do
leão, com pé de ganso e cauda de lebre. Ele conhece todas as coisas que se
dão em qualquer espaço de tempo. Ele torna os homens espirituosos e audazes.
Comanda 36 legiões de espíritos.
23-
AIM:
O vigésimo terceiro espírito é Aym, Ain ou Aini. É um
duque de grande poder. Ele aparece na forma de um homem de porte notável, mas
com três cabeças; a primeira de uma serpente, a segunda como de um homem que
tem duas estrelas em sua testa, e a terceira como uma vitela. Ele viaja em
uma víbora, carregando um ferrete em sua mão. Ele faz o homem espirituoso de
todas as maneiras, e dá respostas verdadeiras sobre assuntos confidenciais.
Comanda 26 legiões de espíritos.
24-
NABERIUS:
O vigésimo quarto espírito é Naberius, Cerberus, Cerebus ou
Kereberus.
É um marques valoroso, e se mostra na forma de um enorme cão preto de três
cabeças e com pés de pássaro. Agitado sobre o círculo, ele fala sobre todas
as artes e ciências mas especialmente da arte retórica. Ele restaura títulos
e honrarias perdidas. Comanda 19 legiões de espíritos. Seu selo é este,
devendo ser preparado como se deve saber.
25- Glasya-Labolas
O vigésimo quinto espírito é Glasya-Labolas,
Glacia-Labolas,
Glaysa,
Caacrinolas
ou Cassimolar.
É um presidente e um Conde poderoso, e revela-se na forma de um cão com asas
como um Grifo. Ministrando todas as artes e ciências em um instante, e causa
derramamentos de sangue e insanidade. Ele ensina todas as coisas passadas e
futuras. Se desejado ele causa afeição. Tem o poder da invisibilidade.
Comanda 36 legiões de espíritos.
O vigésimo sexto espírito é Bune, Bime ou Bim. É um
forte duque, grande e poderoso. Ele aparece na forma de um dragão com três
cabeças, uma como um cão, uma como um Grifo, e uma como um homem. Ele fala
com uma voz elevada e comedida. Ele altera o lugar onde estão os mortos, e
faz os espíritos que estejam sob seu comando ascender acima dos sepulcros.
Ele torna o homem rico, e o faz sábio e eloqüente. Ele responde corretamente
qualquer coisa que lhe for requisitado. Governa 30 legiões de espíritos.
27- RONOVE
O vigésimo sétimo espírito é Ronove ou Ronobe.
Aparece como um monstro. Ele ensina a arte da retórica e concede bons
servidores, e da o conhecimento dos dialetos, e favores de amigos ou
inimigos. É um Marques e um grande Conde; comanda 19 legiões.
28- BERITH
O vigésimo oitavo espírito em ordem,
como Shlomo aponta, é nomeado Berith, Bolfry ou Bofi. É um duque poderoso,
grande, e terrível. Ele possui outros dois nomes que lhe foram dados em
outras eras mais primitivas: BEALE, ou BEAL, e BOFRY ou BOLFRY. A parece na
forma de um cavaleiro com roupa vermelha, montado um cavalo vermelho, e ter
uma coroa do ouro na cabeça. Conhece o presente e o futuro. Tu empregaras uma
jóia para chamá-lo adiante, um anel, como foi dito a respeito de Beleth. Tem o poder de tornar todos os metais em ouro.
Pode conceder dignidades e honras, e pode
confirmá-los ao homem segundo seu desejo. Ele fala fluente e sutilmente. Comanda 26 legiões de espíritos.
O vigésimo nono espírito é Astaroth.
Ele é um duque poderosíssimo, e aparece na forma de um anjo medonho, montado
sobre a besta-dragão do inferno, com uma víbora na
mão direita. É sábio não se aproximar muito dele a fim de evitar o fedor
deletério que ele exala. O magista deve apontar-lhe
com o anel ao que estará protegido. Conhece todos os segredos da Criação e
responde questões sobre o passado, presente e futuro. Declarará prontamente a
queda dos espíritos, se desejado, e a razão dela. Pode fazer os homens sábios
em todas as ciências liberais. Reina sobre 40 legiões de espíritos.
30- FORNEUS
O trigésimo espírito é Forneus, também chamado de Eureur. Um grande e poderoso
Marques, e aparece no formulário de uma besta marinha gigantesca. Ele
ministra e torna os homens sábios em retórica. Ele torna os homens sábios e
lhes ensina todas as línguas e dialetos. Ele torna os inimigos amáveis como
amigos. Governa sobre 29 legiões constituídas em parte pelos Tronos e em
parte pelos Anjos.
O trigésimo primeiro espírito é Foras. É um presidente poderoso, e manifesta-se na forma de um
homem forte. Pode dar ao conhecimento dos homens as virtudes das jóias e
ervas. Ele ensina as artes da lógica e todas as partes da ética. Se desejado
ele torna os homens invisíveis, concede longevidade e eloqüência. Pode
descobrir tesouros e recuperar as coisas perdidas. Reina sobre 29 legiões dos
espíritos.
Selo de Foras:
32- ASMODEUS
Asmoday ou Asmodai é
o trigésimo segundo espírito da Goetia. É um
grande, forte e poderoso rei. Aparece com três cabeças, eventualmente a
primeira é a de um Búfalo, a segunda como um homem, e a terceira de um bode;
ele possui também a cauda de uma serpente, e de sua boca jorram flamas de
fogo. Seus pés são como de um ganso. Ele senta-se sobre um dragão infernal, e
trás uma bandeira em sua mão.
Asmoday é o preferido de Amaymon, e acima dele não existe nenhum outro. Quando for
convocá-lo deve-se proceder com muito cuidado, pois Amaymon
tentará iludi-lo. Asmoday concede o anel das
Virtudes e ensina as artes aritméticas, astronomia, geometria e todos os
ofícios manuais. Responde corretamente o que lhe seja requisitado. Torna
também o magista invisível e revela os lugares onde
existem tesouros ocultos os quais ele guarda. Como Amaymon
ele governa 72 legiões de espíritos inferiores.
AShMah-Devah ou Asmoday, ou Asmodeus foi o
"Arquiteto", segundo a Qabalah, do famoso
templo de Shlomo, ou Salomão. Esta lenda nos afirma
que Asmodeus foi aprisionado em correntes mágicas
por Shlomo e impelido, talvez ameaçado por este
sábio a revelar um segredo desconhecido até então; a existência e fonte de um
mineral que permitia riscar a madeira como o diamante risca o vidro. É por
isso que está escrito que no Templo de Shlomo não
foi usado nenhum metal como pregos, serras etc e
ele teria sido feito unicamente através de um engenhoso jogo de peças
encaixadas e firmadas umas nas outras.
33- GAAP
O trigésimo terceiro espírito é Gaap ou Goap. É um
grande presidente grande e um poderoso príncipe. Ele aparece quando o sol
estiver nos signos do sul, em uma forma humana, seguida de quatro grandes e
poderosos reis, como se um guia para os conduzir. Seu trabalho é tornar os
homens sensíveis ou ignorantes; como também fazê-los sábios em filosofia e
ciências liberais. Pode causar o amor ou o ódio, também pode ensinar os ritos
de consagração daquilo que esta sob o poder de seu soberano AMAYMON. Pode entregar
familiares ao magista, e perfeitamente das coisas
do passado, presente e futuro. Pode transportar homens de um reino a outro
rapidamente, ao simples desejo do magista. Governa
66 legiões da ordem das potestades.
O trigésimo quarto espírito é Furfur ou Furtur. É um grande Conde,
muito poderoso, aparecendo na forma de um cervo com uma cauda impetuosa.
Nunca dirá a verdade senão compelido pelo triangulo.
Assim sendo, ele tomara a forma angelical. Sua fala é potente. Também
incitará o amor entre o homem e a mulher. Pode suscitar relâmpagos e trovoes, explosões, e grandes tempestades. E responde
todas as perguntas referentes ao segredo das coisas divinas caso seja
comandado a faze-lo. Governa 26 legiões de espíritos.
Selo de Furfur:
35- MARCHOSIAS
O trigésimo quinto espírito
é Marchosias.
É um grande Marques, muito poderoso, aparecendo primeiramente sob a forma de
um lobo que tem as asas de Gryphon, e de uma
serpente, regurgitando fogo de sua boca. Mas após um momento, ao comando do Magista toma a forma de um poderoso batedor. Era da ordem
das Dominações. Ele governa 30 legiões dos espíritos. Segundo Shlomo, após 1.200 anos teve esperanças retornar até o
Sétimo Trono.
36- STOLAS
Stolas ou Stolos
é o trigésimo sexto espírito da Goetia. Sendo um
grande e poderoso príncipe, aparece na forma um poderoso Corvo ante o magista; posteriormente ele toma a aparência de um homem.
Ensina astronomia, a virtude das ervas e gemas preciosas. Governa 26 legiões.
37- PHENEX
O Trigésimo sétimo espírito é o Marques Phenex', Pheynix ou Fênix. Aparece na forma de um
pássaro de fogo com voz de criança, cantando amavelmente diante do Magista, que não deve considerar isso, mas obrigá-lo a
tomar forma humana. Então ele falará e ensinará todas as maravilhas das
ciências. É um inexcedível poeta. E estará disposto a executar seus desejos.
Também teve chances de regressar ao Sétimo Trono há 1.200 anos, segundo o
sábio Shlomo. Governa 20 legiões de espíritos.
Selo de Phenex:
38- HALPHAS
O
trigésimo oitavo espírito é Halphas ou Halpas. É um grandioso Conde, e aparece na forma de um
pombo selvagem. Ele fala com voz potente. Seu oficio é construir torres, e
fornecer guerreiros. Comanda 26 legiões de espíritos.
Selo de Halphas:
Na demonologia, Malphas é o Poderoso Grande Presidente (um Príncipe para alguns autores) do Inferno, e tem quarenta legiões de demónios
sob seu comando. Ele constrói casas, torres altas e fortalezas e desaba
os edifícios dos seus inimigos. Pode destruir os inimigos "(conforme
desejos ou pensamentos do mago) e destruir tudo o que seus inimigos
fizerem.
Dá bons familiares,
e pode levar rapidamente artífices acompanhado de todos os lugares do
mundo. Malphas aceita de bom grado e de forma gentil qualquer sacrifício
que lhe é oferecido, mas depois engana o mago.
Ele é retratado como um corvo que, após um certo tempo ou sob pedido do mago, muda para a forma de um homem, e fala com uma voz rouca.
Ele é retratado como um corvo que, após um certo tempo ou sob pedido do mago, muda para a forma de um homem, e fala com uma voz rouca.
40- RAUM
O quadragésimo espírito é o
Conde Raum,
Raim
ou Raym;
aparece primeiramente na forma de um corvo, mas após o Comando do Magista ele toma a forma humana. Sua função é roubar
tesouros, destruir cidades e honrarias dos homens, e dizer todas as coisas,
do passado, presente e futuro; pode causar afeição entre amigos e inimigos.
Governa 30 legiões.
Selo de Raum:
41- FOCALOR
Focalor, Forcalor
ou Furcalor
é o quadragésimo primeiro espírito da Goetia. É um
duque poderoso e forte. Aparece na forma de um homem com cabeça de Griphon. Seu oficio é assassinar homens, e afogá-los nas
águas, e naufragar navios da guerra, tem poder sobre os humores do mar; mas
não ferirá nenhum homem ou coisa se for assim comandado pelo Magista. Também espera retornar ao sétimo trono após
1.000 anos. Governa 30 legiões.
Selo de Focalor:
42- VEPAR
O
quadragésimo segundo espírito é Vepar, Vephar ou Separ. É um grande duque e aparece na forma de uma
sereia. Seu oficio é governar as águas, e guiar navios de guerra; ao pedido
do magista torna o mar tempestuoso ocultando os
navios. Também aflige os homens com varíola e bexigas putrefatas causando fim
à raça deles. Governa 29 legiões.
Selo de Vepar:
ou
43- SABNOCK
O
quadragésimo terceiro espírito, como o rei Shlomo
os comandou na arca de bronze, é chamado Sabnock, Savnok, Sabnach, Saburac ou Salmac. É
um Marques, poderoso, grande e forte, aparecendo na forma de um centurião
armado, com cabeça de um leão, montando em um cavalo malhado. Seu oficio é
construir torres, castelos e cidades elevadas, e equipá-los com Armas de
guerra, etc. pode afligir os homens com a varíola. Ele empresta bons
espíritos familiares ao Magista e comanda 50
legiões.
Selo de Sabnock:
44- SHAX
O
quadragésimo quarto espírito é Shax, Scox, Chax, Shaz ou Shass. É um Marques que aparece na forma de uma grande
pomba de fogo, falando com uma voz potente, contudo sutil. Seu oficio é
esvair o entendimento ou inteligência de homens ou mulheres; e entrar em
recintos fechados. Se comandado concede cavalos ao pedido do Magista, ou qualquer outra coisa, mas deve primeiramente
ser comandado sob o triângulo, ou outro espírito haverá de iludir o magista lhe narrando mentiras. Pode descobrir todas as
coisas ocultas, desconhecidas aos maus espíritos. Eventualmente concede bons
familiares. Governa 30 legiões.
Selo de Shax:
45- VINE
O Quadragésimo quinto espírito é Vine ou Vinea. É
um rei Conde; e aparece na forma de um leão, montado em cima de um cavalo
preto, enrodilhando uma víbora em sua mão. Sua função é descobrir coisas
ocultas, bruxas, magos, e os segredos do presente, passado e futuro. Ao
comando do magista construirá torres, erguerá
paredes de pedra. Comanda 30 legiões.
Selo de Vine:
46- BIFRONS
Bifrons, Bifrous ou
Bifrovs
é o quadragésimo sexto espírito da Goetia. É um
Conde, e aparece na forma de um monstro; após um comando ele toma aparência
humana. Seu oficio é instruir os homens em geometria, astronomia e toas as
ciências e artes, além de conhecimento sobre as pedras preciosas e as ervas e
madeiras. Ele tem o poder de transportar coisas inanimadas de um lugar para
outro; também manifesta luzes de velas em cima das sepulturas. Comanda 6
legiões.
Selo de Bifrons:
47- UVALL
O quadragésimo sétimo espírito Vual, Uvuall, ou Voval. É um duque, grande, poderoso e potente; e aparece
primeiro na forma de um poderoso dromedário, mas após o comando do Magista ele toma forma humana, ele fala a língua egípcia,
mas não perfeitamente. Seu escritório deve obter o amor das mulheres, e os
segredos do passado, presente e futuro. Ele também busca favores entre amigos
e inimigos. Era da ordem das Potestades. Governa 37 legiões.
48- HAAGENTI
O
quadragésimo oitavo espírito é Haagenti, Hagenti, Hegenit, ou Hagenith. É um presidente aparecendo na forma de búfalo
alado e tomando forma humana ao comando do Magista.
Sua função é fazer homens sábios, e instrui-los em coisas sobre os mares e oceanos;
também Transmuta todos os metais ordinários em ouro
e o vinho em água e vice versa. Governa 33 legiões de espíritos.
Selo de Haagenti:
49- CROCELL
O
49º espírito é Crocell, Procel,
Crokel, ou Pucel. Ele
aparece na forma de um anjo. É um duque Grande e forte, falando misticamente sobre coisas ocultas. Ensina geometria e
ciências liberais. Ao comando do Magista, produzirá
grande Tormenta grande como o Rumor de muitas águas, embora não haja nada.
Conhece termas e banhos quentes. Estava da ordem de Potestades, ou de
potências, antes que da queda, como declarou ao rei Salomão. Governa 48
legiões.
Selo de Crocell:
50- FURCAS
O 50º espírito é Furcas.
É um cavaleiro, e aparece na forma de um homem velho sádico com barbas longas
e chifres, montando um cavalo pardo malhado, com uma arma afiada em sua mão.
Ensina as artes da filosofia, da astrologia, retórica, lógica, Aromancia, e da Piromancia , em
todas as suas partes, perfeitamente. Comanda 20 legiões de espíritos.
51- BALAM
O 51º espírito é Balam, Balaam, ou Balan. É um rei
terrível, grande e poderoso. Ele aparece com três cabeças: a primeira é de um
Búfalo; a segunda é como aquele de um homem; a terceira é um bode. Ele possui
a cauda de uma serpente, e olhos flamejantes. Ele viaja em cima de um urso
furioso, e carrega um falcão em seu punho. Ele fala com voz rouca e adivinha
o passado etc. ele pode tornar os homens invisíveis e também amáveis. Governa
40 legiões.
52- ALLOCES
O 52º espírito é Alloces,
Allocer, Allocen, Aloces, ou Alloien. Ele um
duque, grande, poderoso, e forte, aparecendo montado sobre um grande cavalo,
qual um cavaleiro. Tem a aparência de um leão vermelho com olhos flamejantes.
Seu discurso é rouco e muito extenso. Ensina astronomia e ciências liberais.
Ele concede bons familiares; governa 36 legiões.
53- CAIM
O 53º espírito é Caim,
ou Camio. É um grande presidente, e aparece na
forma de uma ave, mas mais tarde toma forma de um homem que carrega em sua a
mão uma espada afiada. Ele demonstra suas respostas através de cinzas
ardentes, ou carvões acesos em meio ao fogo. É um ótimo Argumentador. Seu
oficio é dar aos homens a compreensão do canto de todos os pássaros, do
mugido dos bois, do ladrar dos cães, e todas criaturas restantes; e também da
voz das águas. Conhece e fala sobre o futuro. Era da ordem dos Anjos, mas
agora governa 30 legiões infernais.
Selo de Caim:
54- MURMUR
O
54º espírito é chamado Murmur, Murmus,
ou Murmux. É um grande Conde-Duque,
se manifesta como um guerreiro em cima de um Gryphon,
com uma coroa ducal sobre sua cabeça. Seus ministros o precedem sob o som de
trombetas. Seu oficio é ensinar perfeitamente a filosofia, e confinar almas
falecidas para vir até o Magista para responder
duas perguntas quaisquer conforme o desejo. Era parte da ordem dos Tronos, e
em parte dos Anjos. Governa 30 legiões.
Selo de Murmur:
55- OROBAS
O 55º espírito é Orobas. É um príncipe grande e poderoso, aparecendo no
início como um cavalo, mas depois assume forma humana. Seu oficio é mostrar o
passado o presente e o futuro. Também distribui e confirma muitas honrarias e
o favor dos amigos e dos inimigos. Responde corretamente acerca da Criação e
da Divindade. Sendo bastante fiel ao Magista, este
não sofrerá nenhum mal de espírito algum. Governa 20 legiões.
56- GREMORY
O 56º espírito é Gremory, Gomory, Gemory, ou Gamori. É um duque
Forte e poderoso, e aparece na forma de uma mulher muito bonita, com a Coroa
de uma duquesa amarrada sobre sua cintura, e montada sobre um grande camelo.
Obtém o amor das mulheres novas e velhas e conhece o presente, o passado e o
futuro. Comanda 26 legiões.
57- OSE
O 57º espírito é Ose,
Oso, ou Vosa. É um
presidente, e aparece como um leopardo, mas depois toma forma humana. Ensina
ciências liberais, e conhece os segredos Divinos; pode também mudar a forma
do Magista segundo a sua vontade. Governa 30
legiões de espíritos.
Selo de Ose:
58- AMY
O
58º espírito é Amy, ou Avnas.
É um presidente, e aparece primeiramente na forma de uma chama flamejante e
posteriormente assumindo forma humana, ensina astrologia e todas as ciências
liberais; concede bons espíritos familiares e descobre tesouros. Governa 36
legiões.
Selo de Amy:
59- ORIAS
O
59º espírito é Orias, ou Oriax.
É um grande Marques, e aparece na forma de um leão, montando um belígero
ginete, com cauda de uma serpente; e ele segura na mão direita um feixe de
serpentes. Seu trabalho é ensinar as Virtudes das estrelas, e sobre as casas
dos planetas, e como compreender seus virtudes. Ele também transforma homens,
e ele concede honrarias e dignidades, Prelaturas, e
confirma-as; também traz o favor dos amigos e inimigos. Governa 30 legiões.
Selo de Orias:
60- VAPULA
O
60º espírito é Vapula, ou Naphula.
É um grandioso Duque, poderoso e forte; aparece na forma de um leão com asas
de Gryphon. Seu oficio é tornar os homens exímios
em quaisquer ofícios manuais, também na filosofia, e outras ciências. Governa
36 legiões de espíritos.
Selo de Vapula:
61- ZAGAN
O 61º espírito é Zagan,
ou Zagam. É um rei e um grande presidente,
aparecendo como um Touro alado e depois, se requisitado, sob a forma humana.
Torna os homens amáveis. Pode tornar o vinho na água, e o sangue no vinho, e
vice versa. Pode transmutar todos os metais em
moeda corrente. Pode mesmo fazer tolos os sábios. Governa 33 legiões.
Selo de Zagan:
62- VOLAC
O 62º espírito é Valac, Volac, Valak, Ualac. É um presidente
Poderoso e grande, e aparece como uma criança com as asas do anjo, montando
em um dragão de duas cabeças. Sua função é descobrir tesouros ocultos e
revelar víboras e esconderijos de ofídios que trará até o Magista
se desejado. Governa 38 legiões.
63- ANDRAS
O 63º espírito é Andras. É um Marques que aparece na forma de um anjo com
a cabeça de um mocho extremamente negro, montando em cima de um lobo preto, e
tem uma espada afiada e brilhante sobre os ombros. Sua função é semear
discórdias. Caso o Magista não tenha cautela será
imolado junto com seus companheiros ou assistentes. Comanda 30 legiões.
64- HAURES
O 64º espírito é Haures, Flauros, Hauras, ou Havres. É
um grande Duque, e aparece no início como um leopardo, poderoso, terrível e
possante, mas após o comando do Magista, ele toma a
forma humana, com olhos flamejantes e impetuosos, e uma terrível fisionomia.
Ele responde corretamente todas as coisas presentes, passadas e futuras. Mas
se não for comandado no triângulo, enganará o magista
fazendo-o confundir as marcas do tempo; também versa sobre o plano da criação
do mundo, e da Divindade, e de como os outros espíritos caíram. Queima e destrói os inimigos do Magista
se este assim desejar. Também não será afligido por nenhum outro espírito de
maneira alguma; governa 36 legiões.
65- ANDREALPHUS
O 65º espírito é Andrealphus ou Andreafos. É um
Marques poderoso aparecendo primeiramente dentro na forma de um Pavão, e
fazendo muito barulho. Mas após um momento ele toma na forma humana. Pode
ensinar a geometria perfeitamente. Ele torna os homens muito sutis nisso, e
também em todas as coisas que pertencem a Mensuração ou Astronomia. Pode
tornar um homem semelhante a um pássaro. Governa 30 legiões.
66- CIMEJES
O 66º espírito é Cimeies,
Cimeries, Cimejes, ou Kimaris. É um Marques, poderoso, grande, forte e
prestigioso, aparecendo sobre um fogoso Corcel negro, qual um valoroso
guerreiro. Ele comanda todos os espíritos nas partes de África. Pode ensinar
perfeitamente a gramática, lógica, Retórica, e descobrir as coisas perdidas
ou tesouros ocultos. Governa 20 legiões infernais.
Selo de Cimejes:
67- AMDUSIAS
O
67º espírito é Amduscias, Amdusias,
ou Amdukias. É um duque Grande e forte, aparecendo
no início como um Unicórnio, mas ao pedido do Magista
ele muda na forma humana, soando trombetas, e toda a maneira dos instrumentos
musicais logo começam a ser ouvidos. Também pode inclinar e curvar arvores de
acordo com o desejo do Magista. Fornece ótimos
familiares e governa 29 legiões.
68- BELIAL
O
Sexagésimo oitavo espírito é BELIAL. É um rei poderoso e foi criado em
seguida após LUCIFER. Ele aparece na forma de dois anjos formosos que se
sentam em uma Carruagem do fogo. Ele fala com uma voz graciosa, e logo
declara que caiu indignamente, e que ocupava o
posto que pertencia a Michael(?), e outros anjos do
Éden. Sua função é distribuir cargos elevados e causar o favor dos amigos e
inimigos. Ele concede espíritos familiares excelentes e reina sobre 50
legiões. Só responde corretamente as perguntas se o Magista
lhe oferecer algum sacrifício ou similar. Mas então ele tentará ludibria-lo,
a menos que seja obrigado por alguma Potencia
Divina.
Selo de Belial:
69- DECARABIA
O
sexagésimo nono espírito é o Marques Decarabia. Ele
aparece na forma de uma estrela em um Pentáculo no início; mas depois, ao
comando do Magista, toma a feições humanas. Pode
descobrir as virtudes dos pássaros e gemas preciosas e pode fazer as moscas
se tornarem semelhante a pássaros, cantando e bebendo água como pássaros
verdadeiros. Governa 30 legiões.
Selo de Decarabia:
70- SEERE
O
heptagésimo espírito é Seere,
Sear, ou Seir. É um
príncipe poderoso sob a potencia de AMAYMON, rei do
leste. Ele aparece na forma de um homem bonito, montando em cima de um cavalo
alado. Sua função é ir e vir a fim de trazer abundância de coisas
rapidamente. Percorre a terra num piscar de olhos. Relata sobre coisas
perdidas, escondidas, tesouros etc... É de natureza
boa e indiferente, sempre disposto a executar qualquer coisa que o Magista deseje. Governa 26 legiões de espíritos.
Selo de Seere:
ou
71- DANTALION
O
heptagésimo primeiro espírito é Dantalion,
ou Dantalian. É um duque grande e poderoso,
aparecendo na forma de homem com fisionomias conhecidas, de vários homens e
mulheres; ele traz um livro em sua mão direita. Sua tarefa é ensinar todas as
artes e algumas ciências; e declarar alguns conselhos secretos; transmitir o
conhecimento dos pensamentos de todos os homens e mulheres e também como
mudá-los. Pode causar o amor, e mostra o Similitude de toda pessoa, revelando
por meio de uma visão, ainda que esteja em qualquer parte do mundo. Ele
governa 36 legiões.
Selo de Dantalion:
72- ANDROMALIUS
O
heptagésimo segundo espírito em ordem é nomeado Andromalius. É um Conde, grande e poderoso, aparecendo na
forma de um homem que prende uma serpente grande em sua mão. Sua tarefa
consiste trazer os ladrões de volta assim como o produto dos furtos que este
executou; assim como descobrir todos os indivíduos violentos e os traidores e
puni-los e descobrir os tesouros ocultos. Ele governa 36 legiões dos
espíritos.
Selo de Andromalius:
IV- Dias e horários
- Sobre as estações
Sua arte observará as fazes da Lua[1]. Os melhores são o 2º, 4º,
6º, 8º, 10º, 12º ou 14º dias da Lua, a partir do primeiro dia da Lua Nova,
como disse Shlomo.
- Sobre os Sigilos
Os selos dos 72 espíritos devem ser
feitos nos respectivos metais.
.Hierarquia
|
.Metal
|
.Símbolo
Alquímico
|
..Reis
|
..Ouro
|
|
..Marqueses
|
..Prata
|
|
..Duques e
Condes
|
..Cobre
|
|
..Prelados
|
..Estanho
|
|
..Cavaleiros
|
..Chumbo
|
|
..Presidentes
|
..Mercúrio
|
|
Estes 72 reis estão sob a potência de AMAYMON, CORSON, ZIMIMAY ou
ZIMINAIR, e GOAP, os quatro grandes reis grandes
que governam os quadrantes ou pontos cardinais, respectivamente leste, oeste,
norte, e sul, e não serão chamados exceto em ocasiões especiais; mas serão
Invocados e Comandados para emitir tais, ou tais espírito que está sob suas
regias potências, como será demonstrado a seguir nas invocações ou Conjuros.
- Sobres os Horários
Os Espíritos devem também ser chamado
segundo o horário de sua hierarquia:
Hierarquia
|
Horário
|
..Reis
Principais
|
Das 9 até 12
horas, e das 15 até o por do sol.
|
..Marqueses
|
Das 15 até as
21, e daí até o amanhecer.
|
..Duques
|
Livremente
chamados do amanhecer até o anoitecer.
|
..Prelados
|
Livremente
chamados a qualquer hora do dia.
|
..Cavaleiros
|
Do crepúsculo
até o alvorecer, ou das 16 até o por do sol.
|
..Presidentes
|
A qualquer hora
do dia com exceção do crepúsculo, e da noite, a menos que os reis, a que
estão submetidos, sejam Invocados.
|
..Condes
|
A qualquer hora
do dia, em florestas ou quaisquer outros lugares aonde o homem não vá e nem
exista ruído.
|
Notas
1- Alguns textos atribuem cada um dos 72 espíritos
ao 72 graus ou semi decanos do Zodíaco. Crowley arranjou-os por decanos,
divididos em dez graus, dando um espírito para o dia e outro para a noite.
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