sábado, 7 de abril de 2012

                                     MÓRMONS - II

Texto Bíblico : Gálatas 1:8
Alvos do Estudo
No estudo de hoje o objetivo é observar as principais doutrinas Mórmons com base em suas publicações e ver o quanto tem o mormonismo afastado-se da Verdade Bíblica.

Breve Introdução

Como vimos na lição anterior o Livro de Mórmom é a principal publicação da " Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ''. Entretanto, não é a única. Os mórmons possuem ainda outras duas publicações que tem, para eles, prestígio igual á Bíblia, conforme se pode observar : '' Joseph Smith contribuiu com três volumes de escritura para acompanhar a Bíblia lado a lado : ( 1 ) O Livro de Mórmon, do qual já tratamos, traduzido das placas de ouro dadas a ele pelo anjo Moroni, contendo um relato dos primeiros habitantes do continente americano; ( 2 ) Doutrinas e Convênios, que contém as revelações do Senhor a Seus profetas em conexão com a restauração do evangelho, e de organização de Sua Igreja em sua plenitude nesta Dispensação da Plenitude dos Tempos; ( 3 ) A Pérola de Grande Valor. ( * )
O mormonismo tem nestas publicações o ponto de partida e a base para sustentas publicações em que crêem.
São nestes documentos que nos baseamos para expor o que semeiam os mórmons.

__________
( * ) - Uma Obra Maravilhosa e Um Assombro, pág.391.
As Principais Doutrinas do Mormonismo
O propósito nesta seção da lição de hoje é apresentar um resumo das principais doutrinas mórmons. Novamente devemos declarar que há ainda muitos pontos que não aparecerão aqui em nossa resumida apresentação. Todavia, os que aqui estão, representam os mais importantes.
A Única Igreja Verdadeira
Segundo as revelações de Joseph Smith sua missão pessoal era de restaurar o evangelho, que segundo o mormonismo, corrompeu-se por uma " apostasia geral. "
'' A Missão da Verdadeira Igreja - A missão da verdadeira Igreja, sob inspiração e orientação divina, é a de reunir numa Igreja todas as verdades que são encontradas em todas as outras Igrejas cristãs, bem como aquelas que não foram percebidas ou que foram feitas pelos homens. Isto foi o que o Senhor fez ao restaurar Sua Igreja à terra através da instrumentalidade do Profeta Joseph Smith. '' ( 2 )
Entretanto, na '' 1° Visão '' recebida por Smith, Jesus lhe declarou que os '' credos de todas as igrejas eram abominação à sua vista '', ( 3 ) como se vê abaixo
'' 19. Foi-me respondido que não me unisse a nenhuma delas, porque todas estavam erradas; e o Personagem que Se dirigiu a mim disse que todos os seus credos eram uma abominação a Sua vista; que todos aqueles mestres eram corruptos ... .'' ( 4 )
Tem início, com as declarações acima, uma série de contradições das supostas '' revelações '' do profeta do mormonismo. E no caso acima, a questão é : Em um dado momento deve-se '' reunir as verdades que são encontradas em todas as outras igrejas cristã.'' Isto é, admite-se que há verdades, mas conforme vimos, logo a seguir, é dito : '' ... todas estavam erradas ''... todos os seus credos eram abominação a sua vista. ''
Se eram verdades por que devem ser restauradas?
No entanto, deve-se focalizar a questão principal neste tópico que é sobre a pretensa posição de única Igreja Verdadeira. Observe a declaração abaixo :

'' E, depois de ter recebido o registro dos nefitas, sim, o mesmo Joseph Smith, Meu servo, tivesse o poder para traduzir o Livro de Mórmon, pela misericórdia e poder de Deus. 30. E aqueles, também, a quem foram dados esses mandamentos, pudessem ter poder para estabelecer o alicerce desta igreja verdadeira e viva sobre a face de toda a terra, com a qual, Eu, o Senhor, Me deleito, falando a igreja coletiva e não individualmente. '' ( 5 )
Como é possível que o mormonismo se declare organizador da '' única Igreja Verdadeira '' se suas '' doutrinas '' são absolutamente opostas à Bíblia Sagrada ?
O argumento mórmom para sustentar que a '' Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias '' é o que declara ser, é que seu nome ( Igreja de Jesus Cristo ) indica sua exclusividade, ao passo que as diversas igrejas denominam-se Batistas, Presbiterianas, Metodistas etc., o que, em conformidade com este raciocínio, indicam que são igrejas de homens.
Nossos primeiros irmãos, no princípio da Igreja, foram chamados de vários nomes a saber : Os dos Caminhos ( Atos 19:9 ) , Nazarenos ( Atos 24:5 ), Igreja de Cristo ( Romanos 16:6 ) , Igreja de Deus ( I Coríntios 1:2 ) e Igreja dos Primogênitos ( Hebreus 12:23 ).
Fica evidente que não é o nome da Igreja a questão principal.
Pode-se, de fato, algum grupo religioso usar o nome de Cristo para se autodenominar e ainda assim ensinar '' doutrinas '' de demônios, outro evangelho ( Gálatas 1:6-9 ) , ou mesmo se auto proclamarem '' Cristo '' como no caso da seita da Unificação do Reverendo Moon.
Afirmar que uma Igreja é a única por levar em sua placa o nome do Senhor Jesus é a base simplesmente insustentável.
A Salvação para o Mormonismo
De fato querido leitor eis neste item algo surpreendente na doutrina de Salvação para o mormonismo. Enquanto que a Palavra de Deus declara sole e majestosamente que '' Em nenhum outro há salvação, pois também debaixo da céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. '' ( Atos 4:12 ) . Referindo-se ao nosso Senhor Jesus, o mormonismo declara :
'' Não há Salvação sem aceitação de Joseph Smith."
Se Joseph Smith foi realmente um profeta, e se disse a verdade ao afirmar que esteve na presença de anjos enviados pelo Senhor, e obteve as chaves da autoridade e o mandamento de novamente organizar a Igreja de Jesus Cristo na terra, então este conhecimento é de vital importância para o mundo inteiro. Nenhum homem pode rejeitar esse testemunho sem incorrer nas mais terríveis conseqüências, pois não poderá entrar no reino de Deus.
Portanto, é dever de todo homem investigar, para que possa avaliar a questão cuidadosamente e conhecer a verdade. '' ( 6 )
Segundo o que mencionamos anteriormente o mormonismo pretende ser a restauração do Evangelho, no entanto, o verdadeiro Evangelho, como na Palavra de Deus está, conduz o homem, pecador como é, a aceitar ao Senhor Jesus. Não outro nome. Unicamente em Cristo há salvação. O homem deve olhar somente para Cristo, ensina o Evangelho legítimo ( Hebreus 12:2 ; 5:9 ).
Será que a '' Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias '' quer substituir o Senhor Jesus, único Salvador, por Joseph Smith ?
Será que o mormonismo quer acrescentar o Sr. Smith como co-salvador ?
Foi Joseph Smith um salvador ? Morreu ele como procriação pelos pecados da humanidade como fez o Senhor Jesus ? ( Romanos 5:8 ; 8:34 ).
Teria o Senhor Jesus morrido em vão, ( usando as palavras do apóstolo Paulo em Gálatas 2:21 ) que necessitasse de um outro aquém o homem devesse confiar ?
Não querido leitor, o verdadeiro Evangelho, proclama de um alto trono as Santas Palavras do Pai :
'' E uma voz dos céus disse : Este é o meu Filho amado, em que me comprazo.'' Mateus 3:17
Dentro das fileiras mórmons o Senhor Jesus não ocupa o principal lugar.
Salvação pelas obras
Além de colocar Joseph Smith como instrumento de Salvação, o mormonismo desenvolve uma salvação por obras. Que no conteúdo doutrinário mórmom é chamado de '' exaltação ''. São obras específicas que devemos receber para sermos exaltados.
Cabe destacar que termo '' exaltados '' significa chegar a ser como Deus, como veremos adiante.
Vejamos agora as referidas exigências.
1. Devemos ser batizados e confirmados membros da Igreja de Jesus Cristo.
2. Devemos receber o Espírito Santo.
3. Devemos receber o endowmwnt no templo.
4. Devemos ser casados para o tempo e para toda a eternidade.
Além das ordenanças exigidas, existem também muitas leis que devemos obedecer para nos qualificarmos para a exaltação. Devemos :
1. Amar a Deus e adorá-lo.
2. Ter fé em Jesus Cristo.
3. Viver a lei da castidade.
4. Arrepender-se dos nossos erros.
5. Pagar dízimos e ofertas honestas.
6. Ser honestos em nossos negócios com outros e com o Senhor.
7. Falar sempre a verdade.
8. Obedecer à Palavra de Sabedoria.
9. Pesquisar nossos mortos e realizar ordenanças salvadoras do evangelho por eles.
10. Guardar o dia do Senhor
11. Freqüentar as reuniões da Igreja com tanta regularidade quanto possível, para renovarmos os nossos convênios feitos no batismo. Isso é feito ao partilharmos do Sacramento.
12. Amar e fortalecer os nossos familiares nos caminhos do Senhor.
13. Orar individualmente e em família todos os dias.
14. Honrar os pais.
15. Ensinar o evangelho aos outros pela palavra e pelo exemplo.
16. Estudar as escrituras.
17. Ouvir e obedecer às palavras dos profetas do Senhor.
18. Amar ao nosso próximo. '' ( 7 )
Vede querido leitor que o mormonismo baseia-se numa justiça quanto a Salvação. A base é alcançar a '' exaltação '' ( Salvação ) por meio de uma série de obediências que se misturam entre itens bíblicos como o n° 1 da segunda seção ( Amar Deus e adorá-lo ) e anti-bíblicos como o n° 9 da mesma seção ( Pesquisar nossos mortos ... ) .
No mormonismo não é uma justiça que vem exclusivamente pela fé, conforme ensina nitidamente a Bíblia ( Efésios 2:8-9 , Gálatas 3:5 , Romanos 1:16-17 , 3:21-31, citando alguns textos ).
É uma justiça que vem por obras e esforços. De fato as obras do homem anulam a justiça e graça de Deus. As obras ofendem a graça. Obras e graça não podem andar juntas quanto a salvação (*). No entanto, a Bíblia ensina que as obras evidentemente tem seu lugar, apesar de não ser na questão da salvação ( Gálatas 5:22-23 , Efésios 2:10 ). As boas obras e o esforço próprio deve ser fruto do amor profundo à Pessoa de Deus e não para obter Dele a salvação que Ele outorgou a todos mediante a fé em Cristo Jesus ( João 3:16-17 ).
A Salvação Eterna é tão gratuita ( embora não sendo barata ) , tão sublimemente abrangente, é tão eficaz e definitiva que o homem, impregnado por uma mentalidade de justiça própria ( esforços ) , desconfia e reluta em crer que tal benção possa ser recebida unicamente pela fé. O homem pensa e conclui que deve acrescentar algo, que deve contribuir para a salvação. Enquanto que a Bíblia faz saber que tudo já foi realizado na cruz do calvário.
_____________
( * ) - Sugerimos ao leitor a leitura da lição n° 5 da classe de Doutrinas Básicas que trata em detalhar o tema Salvação Eterna.

Por isso, quando o homem oferece suas obras para ser salvo, está, em verdade, revelando a danosa incredulidade de seu coração, a incredulidade na Palavra de Deus. E deveras. É isto que o condenará eternamente ( I João 5:9-13 ).
Então querido leitor a salvação tal qual está nas páginas das Sagradas Escrituras não é a mesma salvação que se apresenta nos escritos de Mórmom. Declaremos como o autor de Hebreus acerca da Salvação Eterna que está na Pessoa Bendita de Cristo Jesus :
'' ... como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação ? ''
Hebreus 2:3

Esta salvação tão grande como é, recebida pela fé, exalta a Deus. Ao passo que salvação meritória exalta o homem. A salvação pela fé, faz olhar para Cristo Jesus ( Hebreus 12:2 ) enquanto que a salvação pelas obras faz olhar para si mesmo. Uma se glória em Cristo e a outra se glória em si próprio. E a luz de Efésios 2:8-9 a qual destas o homem deve apregar-se ?
Uma exalta a Cristo e '' diminui '' o homem. A outra exalta o homem e diminui a Cristo.
Jesus Cristo no Mormonismo
Deve-se atentar para o que diz a literatura mórmom acerca do Senhor Jesus. Neste ponto há provas inconstantes de que os mórmons estão separados do legítimo cristianismo. Vejamos como o Senhor Jesus é visto pelo mormonismo.
Jesus Cristo - espírito irmão de Lúcifer.
'' The appointment of Jesus to be Savior of the world was constested by one of the other sons of God. He was called Lucifer, ... this spirit - brother of Jesus disperately tried to become the Savier of manking. ''
( The Gospel Throuhd the Ages, 1945, pág.15 )
Tradução :
'' A posição de Cristo como Salvador do mundo é rejeitada por um dos outros filhos de Deus. Ele era chamado Lúcifer ... este espírito - irmão de Jesus tentou inutilmente tornar-se o Salvador da humanidade. ''
Querem os mórmons defender Lúcifer?
Em que lugar na Bíblia ensina que Lúcifer tentou tornar-se o Salvador da humanidade? Não ensina a Bíblia que Lúcifer quis tornar-se Deus e por isso caiu ? ( Ezequiel 28:13-15 ) .
Quer os mormonismo pisar na declaração bíblica que assevera que Lúcifer foi um ser criado e portanto definitivamente inferior a quem o criou ? ( Colossenses 1:16 ).
Jesus não foi gerado por Maria Virgem
'' When the Virgin Mary conceived the child Jesus, the Father had begothen him in his own Likeness. He was not begothen by the Holy Ghost. ''
( Journal of Discourses, Vol 8, pág.115 ) .
Tradução:
'' O nascimento do Salvador foi tão natural quanto a dos nossos filhos; foi o resultado de uma ação natural. Ele participou da carne e sangue - e foi gerado por seu Pai, assim como nós somos gerados pelo nossos pais. ''

Devemos notar querido leitor que no mormonismo Deus Pai possui um corpo de carne e ossos, ( 8 ) enquanto que o próprio Filho declara, na Bíblia Sagrada, que '' Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade '' ( João 4:24 ) pode gerar como o faz o gênero humano.
Há ainda outras citações que por espaço reduzido nesta revista, não apresentaremos.
Fica evidente para não dizer gritante o desvio da verdade bíblica, que os seguidores de '' Mórmom '' comentem .A Bíblia afirma categoricamente o nascimento virginal de Cristo como obra maravilhosa do Espírito Santo ( Isaías 7:14, Mateus 1:20 ). Negar o nascimento virginal de Cristo é uma das mais destacadas características das seitas. Tal atitude está relacionada com a questão do direito de redenção, o qual já tratamos na lição n° 2 de Doutrinas Básicas. ( * ) De modo que negar tal obra sobrenatural do Espírito Santo no nascimento de Cristo é intentar minar sua autoridade ( de Cristo ) na redenção da humanidade.
Jesus - O Salvador Incapaz
Embora os mórmons declaram que aceitam Jesus como Salvador ( 9 ) fica evidente que o Senhor Jesus é apenas parte do processo de Salvação. É um Salvador que coopera na salvação do homem. Um Salvador que salva mas tem que esperar pra ver se o homem conseguirá completar sua parte. Então o que Cristo fez e incapaz, conforme o mormonismo, de salvar definitivamente.
Em Doutrinas de Salvação vol. 1, pág.134, Joseph Fielding Smith apresenta as condições para salvação individual.
___________
( * ) Sobre este tema , nascimento virginal de Cristo na obra da redenção recomendamos a leitura de : Seu Destino é o trono, de Paul Billemayer, Editora C.L.C, encontrado nas Livrarias Evangélicas.
 
'' Natureza Dual da Expiação. A expiação de Jesus Cristo é de natureza dual. Por causa dela, todos os homens são redimidos da morte mortal e da sepultura, e se levantarão na ressurreição para a imortalidade da alma. Então novamente, pela obediência às leis e ordenças do Evangelho, o homem receberá dos pecados individuais, através do sangue de Cristo, e herdará exaltação no reino de Deus, a qual é vida eterna. '' Há um contraste contundente com o ensino bíblico que demonstra não só a capacidade que possue o Senhor Jesus em salvar, mas Sua exclusividade na obra de salvação. ( Atos 16:31 , João 6:28 - 5:29 , I Coríntios 15:1-4 , Hebreus 7:25 ).
A Jesus não se pode Adorar nem lhe dirigir oração
Na '' Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias '' é negado ao Senhor Jesus oração e Adoração.
'' O Élder Bruce R. Mc Conkie declarou :
Adoramos o Pai, unicamente ele e ninguém mais.
'' Não adoramos o Filho e não adoramos o Espírito Santo.
Sei perfeitamente o que dizem as escrituras sobre adorar Cristo e Jeová, mas ela falam num sentido completamente diferente - no sentido de admiração e reverente agradecimento àquele que nos redimiu.
A adoração no verdadeiro sentido do termo fica reservada a Deus primeiro, o Criador. '' ( 10 )
( Brigham Young University address, 2 de março de 1982 ).
Seria este o ensino da Bíblia?
Se Deus Pai ordenou que os anjos prestassem adoração ao Filho, ( Hebreus 1:6 ) pode os homens negar-lhe tal atitude ? Se no céu o Senhor Jesus é alvo da adoração dos remidos ( Apocalipse 5:12-13 ) não pode ele ser adorado aqui na terra como fez o apóstolo Pedro, a mulher cananéia ( Mateus 15:25 ) , as mulheres após a ressurreição ( Mateus 28:9 ) ou os discípulos também após a ressurreição ( Mateus 28:17 ) , ou ainda como o feliz ex: cego que fora tocado pelo Mestre ( João 9:36 - 38 ) ?
Sim, querido leitor, o Senhor Jesus é digno de receber honra, glória, louvor e adoração. A falta está em não adorá-lo.
Quanto a orar ( Invocar ) a Cristo, também peca os mórmons. Observe :
'' Existem pessoas com entusiasmo excessivo que as leva a ultrapassar o marco. Seu desejo de excelência é desmedido. No empenho de serem mais reais que o rei, devotam-se com Cristo que, além de impróprio, é perigoso.
'' Digo perigoso, porque esse curso, particularmente na vida de pessoas espiritualmente imaturas, é um passatempo religioso que leva à atitude prejudicial de santidade aos próprios olhos. Em outros casos, conduz á depressão, porque o pretendente á perfeição sabe que não está vivendo como deveria.
'' Outro perigo é esses envolvidos muitas vezes começarem a orar diretamente a Cristo por sentirem uma amizade toda especial por ele ... '' ( 11 )
Não se pode negar orar ao Senhor Jesus julgando que isto é um '' passatempo religioso '' , '' impróprio e perigoso '' , e ainda assim pretender ser a '' Única Igreja Verdadeira. '' O apóstolo Paulo não considerou impróprio ou perigoso um relacionamento pessoal de comunhão com Cristo Jesus ( Gálatas 2:20-21 ).
Nem tão pouco Estevão na hora de seu martírio, temeu orar a Cristo Jesus ( Atos 7:59 )
Jesus Polígono
Segundo alguns a poligamia não é mais praticada entre os mórmons. Visto que o famoso manifesto de 1890 fez findar tal prática ( 12 ). Apesar disto a conhecida seção 132 do Livro de Mórmom continua em Vigor o que representa dizer que a doutrina é conservada ainda hoje conforme foi '' recebida '' por Joseph Smith Jr.
Veja o que diz uma publicação a respeito do Senhor Jesus.
'' The grand reason of the burst of public sentiment in anathemas upon and his disciples, causing his, was evidently based on polygamy ...
A belief in the doctrine of a plurality of wives caused the persecution of Jesus, and his fallowers. We might almost think they were '' Mormons ''.
( Journol of Discourses, vol I , pág.346 ) .
'' A grande razão de o povo ter rejeitada a Cristo e seus discípulos causando sua crucificação , foi, evidentemente por causa da poligamia ...
A crença na pluralidade de esposas causou-lhe a perseguição e a seus seguidores. Isto nos leva a conclusão de que eles foram Mórmons. ''
'' ... Jesus Christ was married at Cana of Galilee, that Mary, Martha, and others where his wives, and that he begat children ''
( Journol of Discourses, vol II , pág.210 )
'' Jesus Cristo foi casado em Caná da Galiléia, com Maria, Marta e outras foram suas mulheres e ele gerou filhos. ''
Esta afirmação do Mormonismo é extremamente errônea. Todos sabem, e mesmo os mórmons, que a Bíblia afirma cristalinamente que em Caná o Senhor Jesus foi convidado para o ir ao casamento e não para ser o noivo ( João 2:1-13 ).
Em que lugar da Bíblia se prova a afirmação mórmom?
Continuando temos :
'' ... the great Messiah who was the fouder of the Cristian religion , was a poluganist , ... the Messiah chose to take upon himsesf his seed ; na by marrying many honorable wives himselft, show to all future generations that he the plurality of wives ... God the father had a plurality of wives, ... the Son folowed the example of his Father, and became the great Bride - groom to whom Kings daughters and many honorable Wives were to be maried.
We have also proved that both God the Father and our Lord Jesus inherit their wives in eternity as well as in time ; ... '' ( Seer, pág. 172 )
Tradução :
'' O grande Messias, que foi o fundador do Cristianismo, foi um polígamo...O Messias resolveu aceitar sua descendência; e pelo casamento com nobres mulheres mostrou, á geração futura, sua aprovação para com a pluralidade de esposas ... Deus, o Pai, teve uma pluralidade de mulheres... O Filho seguiu o exemplo de seu Pai e tornou-se um grande Noivo para quem rainhas e muitas nobres mulheres lhe foram dadas em casamento. ''
Não se encontra em nenhum lugar da Bíblia Deus Pai, ou Filho polígamo, sendo casado, ou pior casado com muitas mulheres. Tais afirmações simplesmente são inaceitáveis. A demais a Bíblia mostra inconfundivelmente o padrão monógamo :
'' Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher e serão ambos uma só carne. '' Gênesis 2:24
O próprio Senhor Jesus. '' acusado '' pelo mormonismo de ser polígamo, é contra tal prática.
'' E disse : Portanto deixará o homem pai e mãe , e se unirá a sua mulher , e serão dois uma só carne. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus uniu não o separe o homem '' Mateus 19:5-6.
Lembremo-nos querido leitor do ensino de Paulo em Romanos 7:1-3 e sobretudo das condições exigidas para os bispos ( pastores ) :
'' É necessário, pois que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher , vigilante , sóbrio , honesto , hospitaleiro , apto para ensinar ; ... ''
I Timóteo 3:2
Qual a causa dos mórmons desconsiderarem textos bíblicos tão claros como estes para insistirem na crença de que a poligamia é algo que traz justificação?
O Senhor Deus manifestou sua tristeza com os judeus que se tornaram polígamos seguindo o costume dos povos :
'' Tão pouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie : nem prata nem ouro multiplicará muito para si. ''
Deuteronômio 17:17.
O fato de Davi e Salomão terem tido muitas mulheres, como não esconde a Bíblia, não fez deles homens justificados, ao contrário, seus corações foram corrompidos por suas mulheres, sendo que no caso de Salomão chegou até mesmo a idolatria. Para a Bíblia querido leitor, á luz dos documentos registrados aqui nesta lição, definitivamente o '' Jesus '' pregado pelo mormonismo não é o mesmo Jesus do Novo Testamento, não é o nosso Senhor Jesus.
Conclusão

O mormonismo apresenta um Deus Pai desfigurado do Todo - Poderoso Senhor Deus como na Bíblia está. Afirma de modo inconseqüente que o Senhor Jesus é irmão de Lúcifer e que este foi '' injustiçado ''. Afirma que Cristo foi polígamo . Nega o nascimento de Cristo por obra do Espírito Santo. Se recusa a orar e adorar Àquele que é digno de receber louvor e glória . Insiste que é preciso aceitar o que disse Joseph Smith para ser salvo em detrimento de Atos 4:12. Incentiva obras para se obter justificação enquanto que a Bíblia declara que somente pela fé o homem é constituído justo. Mistura de Santa e inerrante Palavra de Deus com as palavras de um homem tido como '' profeta '' que nem mesmo pode acertar a profecia acerca de sua própria morte, como veremos adiante.
Diante de tudo isto , querido leitor , é inaceitável e deveres , intolerável que um grupo religioso como o mormonismo , propague ser a '' Igreja Verdadeira '' Ademais é dever declarar que o termo '' Igreja '' como se conhece nas Escrituras , jamais pode ser usado para acobertar tantas afirmações heréticas como as que vimos. Entristece , é muito , saber que há milhares de pessoas sinceras , que de fato querem ao Único Deus Verdadeiro , que estão presas aos sofismas de homens que distorcem a pura Palavra de Deus , fazendo com que muitos sejam conduzidos ao erro e a prática do erro. São homens que nunca conheceram a graça de Cristo Jesus e nunca provaram o novo nascimento. São falsos pastores.
Cremos que Judas, o irmão do Senhor , nos dá a direção que devemos tomar diante do que observamos até aqui.
'' Mas vós , amados , edificando-vos sobre a vossa santíssima fé , orando no Espírito Santo , conservai-vos no amor de Deus , esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
E apiedai-vos de alguns de que estão na dúvida , salvai-os arrebatando-os do fogo ; quanto a outros , tende misericórdia em temor , detestando até a roupa manchada pela carne. ''
Judas 20-23.
Citações de Publicações Mórmom
2. Uma Coisa maravilhosa e um Assombro , pág.26
4.. A Pérola de Grande Valor , pág.56 ( Joseph Smith Jr. 2:14-20 )
5. Doutrina e Convênios , 1, 29-30
6. Doutrina de Salvação , pág.206
7. Princípios do Evangelho , 291-292
8. Doutrinas e Convênios , 130:22
9. Terceiro Artigo de Fé da Igreja Mórmon
10. Vida de Jesus - 43
11. Vinde a Cristo 47
12. Manifesto pela abolição da Poligamia de 24/09/1890 , publicado em Uma Coisa Maravilhosa e um Assombro - pág. 388-389
Bibliografia Consultada

É Cristão o Mormonismo? - Apostila Analítica e Documentada.

Autores:
pr. Isac de Souza

pra. Vanda Nicolau

Leonice Lima

Nenhum comentário: