sábado, 7 de abril de 2012

                                         MÓRMONS - III

Texto Bíblico : Gálatas 1:8-9
Alvos do Estudo
O discípulo ao final deste estudo, poderá observar distorções quanto a verdade Bíblica, que o mormonismo apregoa.
Poderá verificar se as '' profecias '' do fundador dos mórmons tinham origem em Deus.
Poderá conhecer algumas perguntas que cabe fazer a um mórmon.
Breve Introdução
Na lição de hoje vamos fechar a série sobre o mormonismo.
Reiteramos ao leitor que as 3 lições sobre o assunto foram compostas com material reduzido.
Hoje vamos considerar sobre a Poligamia, a '' doutrina '' que o homem será deus e a alegada função de '' profeta '' que ocupa Joseph Smith dentro do mormonismo . Também veremos algumas perguntas que devemos fazer a um mórmon, com base nas Escrituras.
Bom estudo e que o Santo Espírito, autor e ensinador da verdade, lhe dirija no ensino de hoje.
Poligamia no Mormonismo
Na lição anterior foi observado vários pontos doutrinários do mormonismo. Nesta lição vamos continuar analisando, à luz da Bíblia, outras doutrinas pregadas pelos mórmons. E nosso primeiro foco é a Poligamia.
Poligamia - Definição
O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, na página 1355 define poligamia como '' matrimônio de um com muitos ''. Sendo que polígamo é aquele que : '' tem mais de um cônjuge ao mesmo tempo '' ( pág. 1356 ). Em palavras mais diretas, poligamia é um homem ser casado com várias mulheres.
Coma já foi tratado anteriormente o Senhor Deus censurou a prática da poligamia em Israel. Prática que havia sido copiada dos povos pagãs.
Em Deuteronômio 17:17 encontramos :
'' Tão pouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie: nem prata nem ouro multiplicará muito para si. ''
A Poligamia no Mormonismo
Esta prática é conhecida nos círculos mórmons como pluralidade de esposas.
É na famosa seção 132 de Doutrinas e Convênios ( publicação mórmon ) que é estabelecida a poligamia no mormonismo. Leia com atenção o texto na íntegra.
'' Revelação através de Joseph Smith, o Profeta, em Nauvoo, Estado de Illinois, e registrada no dia 12 de junho de 1843, referindo-se ao novo convênio e eterno convênio, incluindo a eternidade do convênio do casamento e a pluralidade de esposas - A pergunta do Profeta ao Senhor - Avisado a se preparar, a fim de receber o novo e eterno convênio - Condições dessa lei - O poder do Santo Sacerdócio instituído pelo Senhor deve operar nas ordenanças que terão efeito no além-túmulo - Casamentos realizados por autoridades seculares só tem efeito durante a mortalidade - Embora a forma do casamento faça com que pareça ter sido feito para esta vida e túmulo se não for solenizada pela autoridade do Santo Sacerdócio, como o Senhor manda - O casamento apropriadamente autorizado para esta vida e para a eternidade será visitado por bênçãos supremas.
Qualidades essenciais para se alcançar o status de divindade - O significado de vidas eternas - Pluralidade de esposas só é aceitável quando ordenada pelo Senhor - O pecado do adultério - Mandamento a Emma Smith, esposa do Profeta.''
O texto acima é o prefácio da seção 132. Vejamos agora os versos desta seção.
132:1 diz :
'' Na verdade, assim te diz o Senhor, Meu servo Joseph, sendo que Me procuraste e pediste que pudesses saber e compreender como Eu, o Senhor, justifiquei aos Meus servos Abraão, Isaque e Jacó, assim como Moisés, Davi e Salomão, no que diz respeito ao princípio e doutrina de terem muitas esposas e concubinas.
132:4
'' Pois eis que Eu te revelo um novo e eterno convênio; e se não o obedeceres, então serás condenado; pois a ninguém é permitido rejeitar este convênio e entrar na Minha glória. ''
Observe querido leitor que se um mórmon não obedecer o '' princípio da pluralidade de esposas '' não poderá desfrutar das bênçãos e sobretudo, não poderá entrar na glória de Deus. É absolutamente inaceitável tal afirmação.
A Bíblia Sagrada afirma que é preciso aceitar e crer em Cristo para ser salvo ( Romanos 5:4-2, Atos 16:31, João 3:17-19 ) . E o mormonismo afirma que é preciso ser polígamo ( ter várias esposas ) para ser justificado. O mormonismo afirma que Salomão foi justificado por ter muitas esposas ( como vimos na seção 132:1 ) enquanto que a Bíblia afirma que as muitas mulheres de Salomão o levaram a ser idólatra . A Bíblia afirma que o bispo ( pastor ) não pode ser polígamo, e o '' bispo '' e profeta Joseph Smith teve 48 mulheres. ( * )
A quem se deve dar crédito ao homem Joseph Smith ou a Santa Palavra de Deus ?
________________
( * ) - Leia no final desta lição os nomes das esposas de Smith.
Ainda na seção 132:61-62 observa que este '' novo convênio '' autorizava o casamento com dez esposas, além de afirmar que contraindo muitos matrimônios não se está adulterando.
''61. E novamente, no tocante à lei do sacerdócio, se um homem
desposar outra, e a primeira o consentir, e, se ele desposar a
segunda, e elas forem virgens, e não se tiverem comprometida a
nenhum outro homem, então ele será justificado; não estará
cometendo adultério porque elas lhe foram dadas; e ele não pode
cometer adultério com o que pertence a ele e a ninguém mais.
62. E, se dez virgens lhe forem dadas por esta lei, ele não
está cometendo adultério, pois elas lhe pertencem, e lhe são dadas;
portanto, ele estará justificado.''
A Bíblia diz :
'' Por isso deixará o homem a seu pai e sua mãe, e se unirá a sua
mulher, e serão ambos os dois uma só carne .''
Efésios 5:31
'' É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; ...''

I Timóteo 3:2
Definitivamente o padrão bíblico é o casamento monógamo. Marido '' de uma só mulher '' é a declaração que ecoa das Escrituras.
Contradições quanto o Poliganismo.
Para um mórmon deve ser difícil conciliar certos pontos. Uma vez que o livro de mórmon é a base do princípio do '' pluralismo de esposas '' ele não pode ser seguido, pois em algumas partes diz-se que se não obedecer ao '' novo convênio '' e ter muitas esposas não entrará na glória de Deus, e em outros pontos se afirma que a poligamia é abominável .
O livro de Mosiah 11:2 ( Livro de mórmon ) afirma que ter muitas mulheres e concubinas é abominável. No Livro de Jacó 2:24 ( Livro de mórmon ) afirma que Davi e Salomão praticaram a poligamia e isto foi um ato abominável. Já em Doutrinas e Convênios 132:1, Davi e Salomão foram justificados ao praticarem a poligamia.
Mais firmemente é declarado em Doutrinas e Convênios 42:22 que não se deve se apegar a nenhuma outra mulher que não a própria.
22. Amarás a tua esposa de todo o teu coração e a ela te apegarás e a nenhuma outra.
23. E aquele que olhar uma mulher para a cobiçar, negará a fé e não terá o Espírito; e, se não arrepender, será expulso.
Então, querido leitor, o poliganismo não é bem definido no mormonismo.
Na atualidade há mórmons polígamos que abandonaram o conceito de poligamia.
Cabe notar o famoso manifesto de 24/09/1890 que por pressão do governo Federal Americano a poligamia foi inibida pela liderança mórmon.
De fato, querido leitor, a Bíblia desautoriza a prática da poligamia, bem como a considera adultério.
O homem será Deus
Depois que nos detemos na questão da poligamia, passemos agora para esta outra doutrina entre os mórmons, que ensina que Deus um dia foi como o homem, e o homem um dia será como Deus.
O raciocínio desta '' doutrina '' mórmon é que o homem, por meio de obras ( incluindo um casamento para a eternidade ), poderá sair da condição de homem e tornar-se um deus, assim Deus, é '' hoje '', um dia foi homem e saiu da condição humana.
Este ensino é conhecido como a '' lei da progressão eterna '', também chamada de '' exaltação. ''
Vejamos o que disse Joseph Smith :
'' Aqui, então, está a vida eterna - conhecer o único Deus
sábio e verdadeiro; e tereis que aprender como tornar-vos
deuses vós mesmos, e como serdes reis e sacerdotes para
Deus, da mesma forma como todos os deuses fizeram
antes de vós, isto é, passando de um pequeno degrau
para outro, de uma capacidade menor para outra maior;
de graça em ... . '' ( 1 )
______________
( 1 ) - Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pág.337.
Como vemos, trata-se de declarações de um falso profeta.
De modo claro, muito claro, a Bíblia condena a '' tentativa '' de o homem tornar-se um deus ou como Deus. O Ensino bíblico é de um homem criado por Deus, jamais um homem que virá a ser um deus. Lúcifer caiu porque intentou tornar-se como Deus e mesmo ser deus.
'' Como caíste do céu, oh estrela da manhã, filha da alva!
Como foste lançado por terra, tu que debilitava as nações!
Tu dizias no teu coração : Eu subirei ao céu; acima das
estrelas de Deus exaltarei o meu trono; no monte da
congregação me assentarei, nas extremidades do norte.
Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao
Altíssimo.''
Isaías 14:12-14
O cristão cuidadoso, não pode se esquecer que a antiga serpente ( Satanás ) procurou levar o homem ( No Éden ) a desejar ser igual a Deus, e com este argumento elaborou a tentação.
'' Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se
se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o
bem e o mal.''
Gênesis 3:5
O ensino bíblico, querido leitor, acerca do homem se baseia em 3 verdades :
O homem foi criado e não é um espírito preexistente ( 2 ) como ensina o mormonismo ( Gênesis 1:26-27, Zacarias 12:1 ) . 2. Este homem caiu sob o pecado e necessita ser salvo ( Romanos 5: 12 ). 3. O homem em Cristo recebe nova vida no tempo presente e no porvir a vida eterna ( I Tessalonicenses 4:13-18 ).
O ensino mórmon contraria a doutrina bíblica acerca do homem.
______________
( 2 ) - Vide apêndice sobre a preexistência do espírito humano.

O Batismo pelos mortos
Esta é uma das mais distintivas doutrinas do mormonismo. O batismo pelos mortos. Conheçamos agora o que é este '' dogma '' no mormonismo.

Salvação para os mortos
'' Essa doutrina dá a conhecer de uma forma muito clara a
sabedoria e misericórdia de Deus em preparar uma
ordenança para salvar os mortos, possibilitando-lhes receber
o batismo por procuração, e assim seus nomes podem ficar
escritos no céu, julgados de acordo com as suas obras na
carne. Essa doutrina é a mensagem das Escrituras .Os
membros da Igreja que negligenciam esse dever em favor
de seus parentes mortos, põem em perigo a si próprios.'' ( 3 )
De acordo com o ensino mórmon uma pessoa deve se batizar por um parente falecido afim de que ele seja salvo ( escrito no céu ).
O ensino Bíblico é notavelmente claro a respeito dos mortos e do que ocorre após a morte.
'' E, como aos homens está ordenado morrer uma só vez,
vindo depois disto o juízo, ... .''
Hebreus 9:27
Depois da morte o que se espera é o juízo. Isto é, não há mais nenhum sacrifício ( ação ) a favor daquele que já faleceu. A morte sela o futuro. De acordo com a Santa Palavra de Deus os vivos não podem interferir em nada quanto a situação dos mortos. O mormonismo erra terrivelmente quando ensina que de alguma maneira podemos salvar nossos parentes que morreram e morreram, sem Cristo. Ao insistirem neste ensino, que deve ser veemente rejeitado, o mormonismo incorre em vários erros, os quais são :
1. Uma salvação pelas obras e obras de terceiros.
2. Distorção quanto ao ensino Bíblico acerca dos mortos.
3. Vivos interferindo na vida após a morte, o que se constitui em um tipo de espiritismo ao contrário.
_________
( 3 ) - Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pág.188.

O mais grave, porém, é que o Senhor Jesus não é o Salvador, de acordo com o mormonismo. Ou seja, alguém vivo também pode '' provocar '' a salvação de alguém já falecido, bastando batizar-se por ele.
De fato, querido leitor, isto é uma heresia. É uma malignidade. Qualquer declaração, ensino ou atitude que diminua e desfigure o que o Senhor Jesus realizou na cruz, deve ser radicalmente rejeitado e combatido firmemente com base na Palavra de Deus. Ainda dentro do mesmo assunto ( batismo pelos Mortos ) é necessário observar a questão da genealogia. Segundo os mórmons '' pesquisar os mortos '', descobrir nossa genealogia é fundamental e se constitui uma das '' ordenanças do templo. '' (4)
Então , um mórmon pesquisa no Departamento Genealógico '', os nomes de seus ancestrais para depois solicitar a um líder Sacerdotal o batismo pelos seus mortos.
A Bíblia também fala sobre genealogias, e assevera que não devemos nos preocupar com elas.
'' Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que
ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não
ensinassem outra doutrina, nem se ocupassem com fábulas
ou com genealogias intermináveis, que antes produzem
controvérsias do que o serviço de Deus, na fé.
I Timóteo 1:3-4
'' Mas evita questões tolas, genealogias e contendas, e
debates acerca da lei, porque são coisas inúteis e vãs.''
Tito 3: 9

Concluindo este ponto, querido leitor, devemos afirmar que o '' batismo pelos mortos '' é uma heresia, que diminui o valor do Senhor Jesus como Salvador, Devido a isto é dever de tudo cristão genuíno combater falsos ensinos como este.
_________
( 4 ) - Princípios do Evangelho, pág.249.

Joseph Smith é realmente um profeta?
Estamos chegando ao final de nossa série de 3 estudos sobre o mormonismo. Então, concluindo, não podemos deixar de observar as '' profecias '' do fundador dos mórmons. A pergunta principal é : Joseph Smith realmente foi um profeta de Deus? Naturalmente que por tudo que já foi analisado até aqui sobre o mormonismo, fica comprovado, documentalmente, que o sr. Smith foi um falso profeta. Isto é afirmado com base em dois motivos : Primeiro, Joseph Smith ensinou doutrinas contrárias à Bíblia. Segundo, Joseph Smith '' profetizou '' acontecimentos que não se cumpriram, e por isso, jamais pode ser incluído como profeta.
Vejamos agora algo sobre estes dois motivos acima :
Se colocou acima do Senhor Jesus
'' Tenho mais do que me orgulhar que qualquer outro homem
jamais teve. Sou o único homem que pode conservar uma
igreja inteira unida desde os dias de Adão. Uma grande
maioria do todo tem-me apoiado. Nem Paulo, João, Pedro, nem
Jesus jamais fizeram isto. Orgulho-me de que homem algum
jamais fez obra total como tenho feito. Os seguidores de Jesus
desertaram-no; mas os santos dos últimos dias não se separam
de mim. '' ( 5 )
__________
( 5 ) - History of the Church ( História da Igreja ) v.6, pág.408-409,1844.

A Bíblia diz :
'' ... para que, como está escrito :
Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. "
I Coríntios 1 :31
" Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser cruz de nosso
Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para
mim, e eu para o mundo."
Gálatas 6:14

Como é possível que o sr. Smith tenha afirmado ser maior de que o Senhor Jesus e ainda ser tido como profeta ?
Somente por uma declaração como esta, que foi descrita a pouco, Joseph Smith deve ser considerado sem qualquer dúvida, um falso profeta. Um impostor.
Joseph Smith profetizou falsas profecias
Em Doutrinas e Convênios ( publicação mórmon ) página 87 encontramos :
'' 1. Na verdade, assim diz o Senhor concernente às guerras que logo virão, a começar pela rebelião de Carolina do Sul, que eventualmente terminará com a morte e sofrimento de muitas almas;
2. E tempo virá em que as guerras se esparramarão sobre todas as noções, a começar desse lugar.
3. Pois eis que os Estados do Sul se dividirão contra os Estados do Norte, e aqueles pedirão auxílio a outras nações, mesmo à Grã-Bretanha, como é chamada, e pedirão auxílio de outras nações, a fim de se defenderem contra outras nações, e então as guerras se esparramarão sobre todas as nações. ''

O sr. Smith nesta '' profecia '' anunciou a participação da Inglaterra na guerra civil americana, o que não aconteceu.
A Bíblia diz :
" Mas o profeta que presumir de falar em meu nome alguma
palavra que eu não lhe tenho mandado falar, ou o que falar
em nome de outros deuses, o tal profeta será morto.
Se disseres no teu coração : Como conheceremos a palavra
que não procede do Senhor?
Quando o tal profeta em nome do Senhor, e o que disse não
acontecer nem se realizar, essa palavra não procede do
Senhor. Com soberba a falou o tal profeta. Não tenhas temor
dele. "
Deuteronômio 18:20-22
Por '' profetizar '' o que não se cumpriu, Joseph Smith é um falso profeta.
Vejamos ainda a '' profecia '' acerca daqueles que são considerados inimigos seus.

Livro de 2 NEFI, 3:14,15
" E assim profetizou José, dizendo : Eis que o Senhor
abençoará esse vidente : e aqueles que procurarem
destruí-lo serão confundidos, porque a promessa que
obtive do Senhor sobre o fruto de meus lombos, será
cumprida
E eis que tenho a certeza de que esta promessa será
cumprida.
E seu nome será igual ao meu, e será também chamado
pelo nome de seu pai. E ele será semelhante a mim,
porque aquilo que o Senhor fizer através de sua mão,
pelo poder do Senhor, guiará meu povo à salvação. ''.
Joseph Smith foi morto à bala poucos dias depois, em cartago, Illinois em 27.06.1844.
O '' profeta '' do mormonismo também datou a Vinda de Cristo. Esta '' profecia '' foi proferida em 1835.
''... a vinda do Senhor está próxima ... até mesmo
cinqüenta e seis anos deviam terminar a cena '' ( 6 )

_________
( 6 ) - History of Church, vol. II, pág.282. - ( História da Igreja )
Então, de acordo com a ''profecia '' do Sr. Smith, Cristo deveria retornar em 1891.
Também devemos notar que o sr. Smith '' profetizou '' a construção do templo e de uma cidade que se chamaria '' Nova Jerusalém "" no Estado do Missouri, na sua geração. Essa profecia está registrada no Diário de Discursos ( volume IX, página 71; volume X, página 344; volume 13, página 362 ) e publicada em Doutrina e Convênios, 84:3-5, página 157.
'' A qual cidade será construída, a começar do terreno do templo, que foi designado pelo dedo do Senhor, nos limites ocidentais do Estado do Missouri, e dedicado pela mão de Joseph Smith e outros com quem o Senhor Se comprazia.
Na verdade esta é a palavra de Senhor, que a cidade de Nova Jerusalém seja construída neste lugar, o lugar do templo, o qual será erigido nesta geração.
Pois, na verdade, esta geração toda não passará sem que seja construída uma casa do Senhor, e uma nuvem descansará sobre ela a qual será a glória de Senhor, que encherá a casa. ''
Esperava-se o cumprimento desta '' profecia '' durante a geração de 1832. Porém, nem Cidade nem templos foram erguidos nesta geração no Estado do Missouri. Ademais, Sião, no Missouri, não poderia ser removida, nem cair ( 7 ) conforme o sr. Smith também havia predito. Mas quando ele '' profetizou '' a respeito de '' Sião '', já havia duas semanas que '' Sião '' havia sido removida de seu lugar.
Joseph Smith não sabia pois estava em Kirtland, Ohio, quando '' profetizou '' que uma cidade já caída, não iria cair.
______________
( 7 ) - Doutrinas e Convênios, 97: 18-21, página 193

Joseph Smith ensinou doutrinas erradas
Se conhece um profeta de Deus pelo seu ensino. Jamais um profeta de Deus ensinará doutrinas que são contrárias as doutrinas Bíblicas. Se o sr. Smith fosse, de fato, um profeta de Deus seus ensinos estariam em concordância com o que Deus declara nas Escrituras.
Smith ensinou :
1. A Pluralidade dos Deus - Onde ele admite a existências de vários deuses. ( 8 )
2. Que Deus Pai também teve um Pai. ( 9 )
3. Que Deus um dia foi como o homem e que o homem um dia será como Deus. ( 10 )
4. Que Deus Pai possui um corpo um de carne e osso. ( 11 )
Uma leitura dos textos bíblicos a seguir, é capaz de desfazer toda falsidade dos ensinos do sr. Smith. Leia, querido leitor, os textos Sagrados da Palavra de Deus.
Isaías 44: 6-8, Salmos 90:2, Números 23:19, João 4:24.
Há ainda muitos, de fato, numerosos ensinos errados do sr. Smith, apenas citamos alguns com referência a Deus Pai.
Convém, querido leitor, a advertência da Palavra de Deus que encontramos em II Coríntios 10:3-5.
Por todos estes itens citados nesta lição, dúvida não há, que o sr. Smith nunca foi um profeta de Deus. Foi sim, um falso profeta, com aparência de piedade, mas falsificando a Palavra de Deus misturando-a com suas próprias e fazendo a muitos um grande mal.

____________
( 8 ) - Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, página 362, 363
( 9 ) - Ibid, página 365
( 10 ) - Regras de fé, página 389 e Ensinamentos do Profeta Smith, página 337
( 11 ) - Doutrinas e Convênios, Seção 130: 22-23

Perguntas que devemos fazer a um mórmon
Relacionamos aqui 10 perguntas que devemos fazer a um mórmon. Naturalmente o propósito de levantarmos tais questões e apresentá-las a um mórmon, não é questionar sua sinceridade, mas sim encorajá-lo a ver o quanto o mormonismo está distante do Cristianismo Bíblico.
1. Se a Bíblia não tem autoridade por que no Livro de Mórmon há cerca de 10.000 citações Bíblicas ?
2. Segundo o ensino do mormonismo não há inferno eterno, por que o Livro de Mórmon diz o contrário. I Nefi 14:3, II Nefi 9:16; 28:21-23.
Mosiah 3:25, Alma 34:35, Holeman 6:28, 12:25-26.
Como a Poligamia pode ser ao mesmo tempo uma abominação e condição para aquisição da vida eterna?
Jacó 2:23,24 diz que é abominação ao Senhor.
Doutrinas e Convênios 132:1 diz que Davi e Salomão foram justificados, devido a ter muitas mulheres. Em que deve o mórmon crer ?
Como ora, afirmam os mórmons que são descendentes da tribo Efraim, ora de Manassés, como podem os mórmons, possuir e exercer o sacerdócio araônico, uma vez que este somente pode ser exercido pelos descendentes da tribo de Levi, conforme Números 16: 1-35.
Se o batismo pelos mortos é uma doutrina genuinamente cristã por que não é claramente ensinada na Bíblia e quando aparece em Hebreus refere-se a ressurreição do corpo? Ainda, não apurou os mórmons que tal prática jamais poderia ser bíblica pois justifica alguém depois da morte o que contraria Hebreus 9:27, além de tornar o Senhor Jesus em um salvador insuficiente.
Quem foi o primeiro Deus já que o sr. Smith afirma que Deus Pai teve um pai?
Joseph Smith afirmou : Temos imaginado e suposto que Deus é Deus desde todo o sempre. Eu refutarei esta idéia e retirarei o véu, para que possais enxergar. '' Por que Joseph Smith ensinou algo contrário ao que diz o Livro de Mórmon em : Mosiah 3:5, Nefi 24:6, Mórmon 9:9-10, Moroni 7:22; 8:18 e também contrário a santa Palavra de Deus em Isaías 43:10-12; 45:5-6; 6-8?
Por que o Jesus descrito pelos Mórmons não pode perdoar todo e qualquer pecado ( mórmon Doctrine, página 520 ) e o Jesus da Bíblia é poderoso para fazê-lo ? ( I João 1:9 ).
Em Qual Jesus o mórmon deve depositar confiança?
Por que o Jesus dos Mórmons não pode ser adorado enquanto que o da Bíblia é digno de tal ato?
Por que parte dos ensinos dos mórmons não se encontram no Livro chave do mormonismo, que é o Livro de mórmon ?

Afirmações e Contradições
Há muitas contradições nos ensinos marmônicos. São ensinos que se contradizem. Citamos algumas :
1. Declaração : Deus habita no coração do homem ( Alma 34:36 )
Contradição : Deus não habita no coração do homem ( Doutrinas e Convênios 130:3 )
2. Declaração : Há um só Deus ( Alma 11:22;26:29 )
Contradição : Existem muitos deuses ( Ensinamentos do Profeta Smith, pág.362 )
3. Declaração : Deus é espírito ( Alma 19:25;26:29 )
Contradição : Deus tem um corpo de carne e osso ( Doutrinas e Convênios. 130:22 )
4. Declaração : Cristo nasceu de um virgem pelo Espírito Santo (Alma 7:10)
Contradição : O Pai concebeu Jesus através do sexo natural com Maria.
( Jornal de Discursos, Volume I, página 50 )
5. Declaração : O inferno é eterno e dele não se pode escapar ( Alma 41:12 -15; 42:16; III Nefi 27:16 )
Contradição : O inferno é temporário e alguns dele podem escapar.
( Doutrinas e Convênios 76:91 -119 ).
6. Declaração : Maldito é aquele que confia no homem ( II Nefi 28:31 )
Contradição : Precisamos confiar em Joseph Smith para entrar na glória
( Jornal de Discursos, volume VII, página 289, volume V, página 176 )
Observe querido leitor, pode um mórmon ter certeza definitiva ?
Por isso, o valor da Bíblia Sagrada a tudo excede. Como nos é precioso o que declarou o Salmista :

'' Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir as tuas leis.
A toda perfeição vejo limite; mas os teus mandamentos são ilimitados. ''
Salmos 119 - 96
Conclusão

Em tudo o que se observou sobre o mormonismo, embora de forma reduzida, conclui-se cabalmente que se trata de uma das mais engenhosas e danosas seitas heréticas.
De fato, são heresias e mais heresias, as quais devem ser rejeitadas firmemente.
Cabe, nesta conclusão, fazermos um breve resumo acerca do mormonismo, o qual segue :
1. Joseph Smith registrou suas '' falsas profecias '', e as organizou em textos como os da Bíblia, com isso insinuam a um leigo, que tais registros são como os da Escrituras Sagradas.
2. Nestes textos organizados em capítulos e versículos, Joseph Smith, mistura versículos reais da Bíblia com suas '' profecias '' e interpretações. As vezes Smith parte de um verso bíblico genuíno e acrescenta suas opiniões fechando-os como se fossem Palavras de Deus as que na verdade, são palavras do homem. Sabemos que um engano jamais se apresentará como engano. Sempre virá misturado com algum aspecto que confira credibilidade ( II Coríntios 10: 4-5 ).
3. O Livro de mórmon, a base do mormonismo, é colocado em pé de igualdade com a Bíblia. Isto abre a questão a respeito da canonicidade. Ou seja, Deus continua inspirando escrituras mesmo depois do último livro da Bíblia? Para nós, naturalmente que não. Porém para os mórmons sim. Pois o que os '' presidentes '' dos mórmons dizem é tido na conta de palavras '' inspiradas '' por Deus, especialmente quando se trata de Joseph Smith.
Sabemos, com efeito, que tudo que está nas Escrituras Sagradas é completo. Na Bíblia está todo o conselho de Deus para os homens ( Atos 20:27 ). Nada falta e nada precisa ser tirado.
4. Os ensinos do mormonismo, como já vimos, são anti-bíblicos.
O que afirmam os mórmons sobre a Pessoa de Deus Pai, Deus Filho e Deus espírito Santo chega a ser absurdo e sem qualquer base bíblica. Se um mórmon ler as Escrituras, ela somente perceberá o quanto define a Bíblia, do mormonismo.
É realmente um outro Evangelho, o evangelho que os mórmons construíram .
5. Há várias contradições com relação aos ensinos mórmons.
Em certas publicações se afirma determinado '' mandamento '' inclusive com castigo para quem desobedecer, e em outras publicações o mesmo '' mandamento '' não precisa ser cumprido ou é apresentado de forma flexível.
Com efeito, isto é prova de que são mandamentos de homens. Não são definitivos.
6. A salvação eterna no mormonismo não é operada mediante os méritos do Senhor Jesus somente, tem que haver também o esforço ( obras ) do homem. Cristo morreu e ressuscitou para salvar o que Nele crê, mas fica aguardando se o homem consegue manter-se em pé até o final, então só assim, será salvo.
Os mórmons ensinam um salvador incapaz e insuficiente.
Isto deve ser rejeitado veementemente por aqueles que amam ao Senhor Jesus e Nele são salvos.
Não se pode aceitar que o mormonismo desfigure assim o Salvador Jesus e o despoje de suas credenciais.
7. Uma palavra sobre o organização entre os mórmons. Alguns argumentam que o mormonismo é certo e deriva de Deus tendo como base o crescimento e organização que fica evidente entre eles. De fato os mórmons crescem e sua organização é notável. Por exemplo, seus templos são amplos, esteticamente belos, são limpos e a organização interna é evidente.
Porém, nem tudo o que apresenta crescimento e organização vem de Deus. As vezes o simples e modesto podem enfaticamente demonstrar a presença de Deus.

O que pode ser facilmente demonstrado, quando voltamos nossos olhos para a pequena Belém Efrata, na rude manjedoura de onde veio o Rei dos Reis. Quem estava lá ? Aquele rude e simplório lugar não hospedava o Salvador ?
Voltando ao argumento inicial. Não há nada que desabone templos bonitos e limpos, porém concluir que o belo, crescente e organizado são provas da presença e atuação de Deus não é seguro. Há seitas que possuem púlpitos de ouro puro e milhares de adeptos, e são na verdade, adoradores de demônios. Os cemitérios de alguns países são tão limpos, arborizados e organizados que não fazem lembrar o lugar que são, porém quando se cava alguns palmos abaixo do chão encontra-se morte, e nada mais.
O crescimento, a boa organização e a aparência, não são os únicos fatores que se deve levar em conta para se discernir se um grupo religioso tem origem em Deus.
Em verdade, a Bíblia é o único fator determinante numa '' avaliação '' como esta.
Finalizando querido leitor, cremos ser importante dizer que devemos orar por aqueles que, movidos de sinceridade e de uma busca genuína de Deus, estão envoltos no engano e fraudulência dos homens.
'' E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida, salvai-os,
arrebatando-os do fogo; quanto a outros, tende
misericórdia em temor, detestando até roupa manchada
pela carne. ''
Judas 22:23
Já para aqueles que estão no erro, ensinando deliberadamente '' doutrinas de homens ''
pervertendo a fé de muitos, tendo aparência de piedade mas negando-lhe o poder, sigamos as palavras do espírito Santo por meio de Paulo.
'' Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que vos anunciamos, seja anátema.
Assim como já vo-lo digo : Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema ( maldito ).
Gálatas 1: 8-9

Que Deus o abençoe querido leitor, e o espírito Santo o revista de toda a Sabedoria do alto.

Bibliografia Consultada
É Cristão o Mormonismo ? - Apostila analítica e documentada.

P.S. - A seguir apêndice contendo os nomes das 48 mulheres de Joseph Smith.
1. Fannie Alger
2. Lucinda Pendleton Morgan Harris
3. Prescindia Huntington Buell
4. Nancy Marinda Johnson Hyde
5. Clarissa Reed Hancock
6. Louisa Beaman
7. Zina Diantha Huntigton Jacobs
8. Mary Elizabeth Rollins Lightner
9. Patty Bartlett Sessions
10. Delcena Johnson
11. Mrs Durfee
12. Sally Ann Fuller Guley
13. Senhora A
14. Senhorita B
15. Eliza Roxey Snow
16. Sarah Ann Whitney
17. Sarah M. Kinsley Cleveland
18. Elvira A Cowles
19. Martha Mcbride
20. Ruth D. Vose Sayers
21. Desdemona Wadsworth Fullmer
22. Emily Dow Partridge
23. Eliza M. Partridge
24. Almera Woodward Jonhson
25. Helen Mar Kimball
26. Maria Lawrence
27. Sara Lawrence
28. Flora Ann Woodworth
29. Rhoda Richards
30. Hannah Ells
31. Melissa Lott
32. Fanny Yong Murray
33. Olive Grey Frost
34. Mary Ann Frost
35. Olive Andrews
36. Mrs Edward Blossom
37. Elizabeth Davis
38. Mary Huston
39. Vienna Jacques
40. Cordelia Calista Morley
41. Sarah Scoth
42. Sylvia Sessions
43. Nancy Maria Smith
44. Jane Tibbets
45. Phebe Watrous
46. Nancy Mariah Winchester
47. Sophia Woddman
48. Emma Smith (primeira esposa)
RETIRADO : http://www.pedraviva.org/home/

Autores:
pr. Isac de Souza

pra. Vanda Nicolau

Leonice Lima

Nenhum comentário: