sexta-feira, 8 de outubro de 2010



Teologia da prosperidade! Uma faca de dois gumes.

Quando a teologia da prosperidade surgiu , ela basicamente pregava sobre salvação , cura e libertação .

Talvez o mais controverso dessas três palavras seria a pregação sobre cura , pois muitos diziam que Deus quer curar a todos e que não é da vontade dele que nós fiquemos doentes .Daí a idéia que não éramos para orar ," SEJA FEITA A SUA VONTADE" E do texto bíblico que diz: " Se pedirmos alguma coisa , segundo a sua vontade , sabemos que nos ouve."
Pois entediasse que a vírgula nos faz interpretar que quando se pede alguma coisa, segundo a vontade de Deus, é certo que assim se sucederá .

Aliado a idéia de que ele quer curar a todos , juntou a fome com a vontade de comer.

Acredito que a interpretação está correta e que de fato não há como crer que Deus queira que seus filhos fiquem doentes . Se nós que somos maus, não suportamos ver os nossos filhos enfermos, quanto mais Deus que é amor.
Porém entendo que até a doença Deus usa para os seus propósitos. Como nós, a maioria, não conseguimos viver uma vida santa, e com boa alimentação e exercícios físicos, é mister que mesmo que queira , não "pode " nos curar.
No entanto, juntou-se a teologia da prosperidade , pouco a pouco , a idéia da prosperidade financeira , que também é bíblia , nos libertando da teologia do fracasso , da pobreza, ruína e miséria ,que era resquício da igreja católica .
Essa teologia nos amarrava e o reino de Deus não crescia.

Satanás como sempre usa verdades para consolidar a mentira . Usou essas duas verdades, para seu proveito próprio e contaminou o evangelho.
Começou-se a se pregar, não mais uma teologia da prosperidade, mas uma teologia da riqueza, da exploração dos fiéis , e de não usar a prova e tribulações para crescer espiritualmente.
Com isso , mudou-se o foco :
Não mais se fala em inferno ; não mais se fala em salvação em Cristo Jesus
;

Não mais se fala em juízo final; Pouco se fala na volta de Jesus Cristo;Não mais se fala em ajudar o órfão e necessitado.
Tudo parece que se resumiu em apenas conquistar , ganhar ,ganhar ganhar e ganhar.
Um pedaço do bolo , não é o bolo inteiro.



Se faz necessário que voltemos a sã doutrina.

Como disse Jesus: " importa , fazer essas coisas , e não deixar as outras"


Retirado: http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=teologia&op=display&num=3757

Nenhum comentário: