quinta-feira, 15 de setembro de 2011


Do Inferno


"Onde o seu verme não morre eo fogo não se apaga." Marcos 9:48. 1. Toda a verdade que se revela nos oráculos de Deus é, sem dúvida, de grande importância. No entanto, pode ser permitido que alguns daqueles que são reveladas nele são de maior importância do que outros, como sendo mais propício imediatamente ao final geral de todos, a salvação eterna dos homens. E nós podemos julgar da sua importância, mesmo a partir desta circunstância, - que não são mencionados uma única vez, nos escritos sagrados, mas são repetidas várias vezes. Um exemplo notável deste temos em relação à terrível verdade que agora está diante de nós. Nosso bendito Senhor, que não usa palavras supérfluas, que não faz "vãs repetições", repete várias vezes no mesmo capítulo, e por assim dizer, no mesmo fôlego. Então, (Marcos 9:43, 44), "Se tua mão te escandalizar," - se uma coisa ou pessoa, tão útil quanto uma mão, ser uma ocasião de pecado, e não há outra maneira de evitar que o pecado, - "corta-a: é melhor para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos ires para o inferno, no fogo que nunca se apaga: Onde o seu verme não morre eo fogo não se apaga." Então, novamente, (Marcos 9:45, 46), "Se o teu pé te faz tropeçar, corta-a: é melhor para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, para o fogo que nunca se apagará: Onde o seu verme não morre eo fogo não se apaga ". E mais uma vez, (Marcos 9:47, 48), "Se teu olho" - uma pessoa ou coisa tão caro como os teus olhos - "te faz tropeçar," - dificultam o teu correr a corrida que é posto diante de ti, - - "arranca-o: É melhor para ti entrares no reino de Deus com um só olho, que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno: Onde o seu verme não morre eo fogo não se apaga." 2. E que não se pensava, que a consideração dessas verdades terríveis é apropriado apenas para os pecadores enorme. Como isso é suposição consistente com o que nosso Senhor fala para aqueles que foram, então, sem dúvida, o mais santo dos homens sobre a terra? "Quando multidões inumeráveis ​​estavam reunidos, ele disse aos seus discípulos" (os Apóstolos) "antes de tudo, vos digo, meus amigos, não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer . Mas eu vos digo: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, eu vos digo, a esse temei ". (. Lucas 12:1-5) Sim, o medo dele sob esta noção muito, - de ter poder para lançar no inferno: Isto é, na verdade, medo de que ele deveria lançar-vos no lugar de tormento. E esse medo muito, mesmo em filhos de Deus, é um excelente meio de preservá-los a partir dele. 3. Cabe, portanto, não só os desterrados de homens, mas mesmo que você, seus amigos, você que o medo eo amor de Deus, profundamente a considerar o que é revelado nos oráculos de Deus sobre o estado futuro da punição. Como amplamente distante é esse das contas mais elaboradas que são dadas pelos autores pagãos! Suas contas são (em muitos particulares, pelo menos) infantis, fantasiosas, e auto-inconsistente. De modo que não é de admirar que eles não acreditam em si, mas apenas relacionados os contos do vulgar. Assim, Virgílio sugere fortemente, quando, após a conta trabalhado ele tinha dado por baixo das máscaras, ele envia o que tinha relacionado-o para fora do portão de marfim, através dos quais (como ele diz) só passa os sonhos; dando-nos assim saber que todas as contas anteriores não é mais que um sonho. Isso ele só insinua, mas o seu poeta irmão, Juvenal, fala plana e lisa, - manes _Esse aliquos, et subterranea regna, Nec pueri credunt, nisi qui nondum aere lavantur: _ "Mesmo as nossas crianças não acredito em uma palavra do contos sobre um outro mundo. " 4. Aqui, pelo contrário, tudo é digno de Deus, o Criador, o Governador da humanidade.Tudo é terrível e solene, adequado à sua sabedoria e justiça por quem "Tofete foi ordenado de idade;", embora originalmente preparado, não para os filhos dos homens, mas "para o diabo e seus anjos." A punição daqueles que, em Apesar de todos os avisos de Deus, resolve ter a sua parte com o diabo e seus anjos, que, de acordo com a divisão antiga e não imprópria, ser _paena damni_, - "o que eles perdem", ou _paena sensus_, - "o que eles sentem." Depois de considerar estes separadamente, vou tocar em algumas circunstâncias adicionais, e concluir com dois ou três inferências. I. 1. Primeiro, vamos considerar o damni_ _paena, - ". O castigo de perda" Esta começa no exato momento em que a alma é separada do corpo e, nesse instante, a alma perde todos os prazeres, o gozo de que depende os sentidos para fora. O cheiro, o sabor, o toque, não deleitam mais: Os órgãos que ministrou a eles são estragados, e os objetos que utilizados para satisfazê-los são removidos longe. Nas regiões desérticas dos mortos todas essas coisas são esquecidas, ou, se lembrou, só são lembrados com dor, vendo que eles se foram para sempre. Todos os prazeres da imaginação estão no fim. Não há grandeza nas regiões do inferno, não há nada bonita nessas moradas escuro, sem luz, mas que de chamas lívido. E nada de novo, mas uma cena de horror sobre invariável horror! Não há música, mas que de gemidos e gritos, do choro, choro e ranger de dentes; de maldições e blasfêmias contra Deus, ou cortar reprovações um do outro. Nem há qualquer coisa para satisfazer o senso de honra: Não, pois eles são os herdeiros de vergonha e desprezo eterno. 2. Assim, eles estão totalmente separados de todas as coisas que eles gostavam de no mundo atual. No mesmo instante, começará uma outra perda, - que de todas as pessoas que eles amavam. Eles são arrancados de suas relações mais próximos e queridos, suas esposas, maridos, pais, filhos, e (o que para alguns será pior do que tudo isso) amigo, o que era como sua própria alma. Todo o prazer que sempre gostei nestes está perdido, se foi, desapareceu: Porque não há amizade no inferno. Mesmo o poeta que afirma (embora eu não sei com que autoridade) Diabo com o demônio maldito Firm concórdia detém, não afirma que não há qualquer concórdia entre os demônios humanos que habitam o grande abismo. 3. Mas então eles vão ser sensíveis de uma perda maior do que todos eles desfrutaram na terra. Eles perderam o seu lugar no seio de Abraão, no paraíso de Deus. Até então, de fato, não tem entrado em seus corações para conceber o que almas santas desfrutar no jardim de Deus, na sociedade de anjos e dos homens mais sábios e melhores que viveram desde o início do mundo; (para não mencionar o aumento imenso de conhecimento que eles irão, em seguida, sem dúvida, receber;), mas então eles vão entender completamente o valor do que eles têm vilmente expulsos. 4. Mas tão feliz como as almas no paraíso são, eles estão se preparando para a felicidade muito maior. Para o paraíso é apenas o pórtico dos céus, e é lá os espíritos dos homens justos são feitas perfeito. É no céu apenas que há a plenitude da alegria; os prazeres que estão à direita de Deus para sempre. A perda deste, por aqueles espíritos infelizes, será a conclusão de sua miséria. Eles, então, saber e sentir, que só Deus é o centro de todos os espíritos criados, e, conseqüentemente, que um espírito feito para Deus pode não temos descanso dele. Parece que o apóstolo tinha isso em sua visão, quando falou daqueles que "serão punidos com a destruição eterna da presença do Senhor." Banimento da presença do Senhor é a própria essência da destruição de um espírito que foi feito para Deus. E se esse banimento dura para sempre, ela é ". Destruição eterna" Tal é o prejuízo sofrido por aqueles miseráveis ​​criaturas, a quem essa frase terrível será pronunciada: "Apartai-vos de mim, malditos!" O que é uma maldição indizível, se não houvesse outra! Mas, ai de mim! isso está longe de ser o todo: Pois, para a punição de perda, será adicionado o castigo de sentido. O que implica perder a miséria indescritível, que ainda é inferior ao que eles sentem. Isto é o que nosso Senhor expressa naquelas palavras enfático: "Onde o seu verme não morre eo fogo não se apaga." II. 1. A partir do momento que a sentença foi pronunciada sobre o homem, "És pó, e ao pó hás de voltar", era o costume de todas as nações, tanto quanto nós podemos aprender, para cometer pó ao pó: Parecia natural para restaurar o corpos dos mortos para a mãe em geral, a terra. Mas no decorrer do tempo um outro método obtidos, principalmente entre os ricos e grandes, de queimar os corpos de suas relações, e freqüentemente de uma maneira principal magnífica; para o que eles erigiram as piras funerárias enorme, com imenso trabalho e despesa. Por um desses métodos, o corpo do homem foi logo restaurado ao seu pó pai. Tanto verme ou o fogo consumiu rapidamente o quadro de bem-feito, após o que o worm se rapidamente morreu, eo fogo foi totalmente extinto. Mas há, igualmente, um worm que pertence ao estado futuro, e que é um verme que nunca morre! e há um fogo mais quente do que a pira funerária, e é um fogo que nunca se apagará! 2. A primeira coisa pretendida pelo verme que nunca morre, parece ser uma consciência culpada, incluindo auto-condenação, tristeza, vergonha, remorso e um sentimento de ira de Deus. Nós não podemos ter a ideia de este, por que às vezes é sentida até mesmo no mundo atual? Não é isso, principalmente, que Salomão fala, quando diz: "O espírito de um homem pode suportar suas enfermidades"; suas enfermidades, ou tristezas, de qualquer outro tipo; "? Mas ao espírito abatido quem o pode suportar" Quem pode suportar a angústia de uma consciência despertada, penetrou com um sentimento de culpa, e as setas do Todo-Poderoso degola na alma, e beber o espírito? Como muitos dos duros de coração ter afundado sob ele, e escolheu, em vez de estrangular a vida! E ainda o que são essas feridas, o que é toda a angústia de uma alma desta enquanto estiver neste mundo presente, em comparação com aqueles que devem sofrer quando suas almas são totalmente desperto para sentir a ira de um Deus ofendido! Adicionar a essas paixões profanas, medo, horror raiva,; maus desejos; desejos que nunca podem ser satisfeitas. Adicione todas as inclinações ímpias; ciúme, inveja, malícia e vingança, todos os quais vão incessantemente roer a alma, como o abutre era suposto fazer o fígado do Tityus.Para estes, se somarmos o ódio de Deus, e todas as suas criaturas; todos estes unidos podem servir para nos dar uma idéia, pouco imperfeita do verme que nunca morre. 3. Podemos observar uma diferença notável na maneira em que nosso Senhor fala sobre as duas partes do castigo futuro. Ele diz: "Onde o seu verme não morre", do um, "onde o fogo não se apaga", do outro. Isso não pode ser por acaso. Qual é então a razão para essa variação da expressão? Não parece ser isso? O fogo será o mesmo, essencialmente o mesmo, a todos os que são atormentados nele, apenas talvez mais intensa para alguns do que outros, de acordo com seu grau de culpa, mas o seu verme não vai, não pode ser o mesmo. Vai ser infinitamente variada, de acordo com os vários tipos, bem como graus, de maldade. Esta variedade vai surgir em parte do justo juízo de Deus ", recompensando a cada um segundo as suas obras:" Porque não podemos duvidar, mas essa regra ocorrerá nada menos do que no inferno no céu.Como no céu "cada um receberá o seu galardão", incomunicavelmente dele, de acordo com seu próprio trabalho, - isto é, todo o teor das suas disposições, pensamentos, palavras e ações; - assim, sem dúvida, cada homem, em fato, receberá o seu galardão ruim, de acordo com seu próprio trabalho ruim. E isso, do mesmo modo, será incomunicavelmente sua própria, mesmo que seu trabalho era. Variedade de castigo também surgem da própria natureza da coisa. Como os que trazem mais santidade para o céu vai encontrar mais felicidade existe, por isso, por outro lado, não só é verdade, que a maior maldade de um homem traz para o inferno mais a miséria que ele vai encontrar lá, mas para que esta miséria será infinitamente variadas de acordo com os vários tipos de sua maldade. Foi, portanto, apropriado dizer, o fogo, em geral, mas o seu verme, em particular. 4. Mas tem sido questionada por alguns, se existe algum fogo no inferno, ou seja, qualquer fogo material. Não, se há algum fogo, é inquestionavelmente material. Para o que é o fogo imaterial? O mesmo que imaterial água ou terra! Tanto um quanto o outro é um disparate absoluto, uma contradição em termos. Quer, portanto, devemos afirmar que ele seja material, ou negamos sua existência. Mas se nós lhes concedeu, não há fogo em tudo lá, o que eles ganham com isso? vendo isso é permitido, em todas as mãos, que é fogo ou algo pior. E considere o seguinte: Não, nosso Senhor fala como se fosse fogo real? Ninguém pode negar ou duvidar disso. É possível então supor que o Deus da verdade falaria dessa forma se não fosse assim? Ele pretende susto suas criaturas pobres? O que, com espantalhos? com sombras vão das coisas que não têm de ser? O não deixar ninguém pensar assim! Imputar tal insensatez não ao Altíssimo! 5. Mas outros aver, "Não é possível que o fogo deve queimar sempre. Pois pela lei imutável da natureza, que consome tudo o que é jogado nele. E pela mesma lei, tão logo tenha consumido seu combustível, é consumido em si ; ele sai ".É mais verdadeiro, que na constituição atual das coisas, durante as leis presentes da natureza, o elemento fogo se dissolver e consumir tudo o que é jogado nele. Mas aqui está o erro: As leis presentes da natureza não são imutáveis. Quando os céus ea terra fugirão, a cena atual será totalmente mudado, e, com a constituição atual das coisas, as leis da natureza presente cessará. Após esta grande mudança, nada vai ser dissolvido, nada vai ser consumido mais. Portanto, se fosse verdade que o fogo consome todas as coisas agora, não se seguiria que iria fazer o mesmo depois de toda a estrutura da natureza passou por essa mudança, grande universal. 6. Eu digo: Se fosse verdade que o "fogo consome todas as coisas agora." Mas, na verdade, não é verdade. Não aprouve a Deus para nos dar já alguma prova do que será daqui por diante? Não é o Asbestum_ _Linum, o linho incombustível, conhecido em muitas partes da Europa? Se você pegar uma toalha ou lenço fez isso, (uma das quais pode ser visto agora no Museu Britânico), você pode jogá-lo no fogo mais quente, e quando ele é levado para fora outra vez, será observado, quando o mais agradável experimento, não ter perdido um grão de seu peso. Aqui, portanto, é uma substância diante de nossos olhos, que, mesmo na constituição atual das coisas, (como se fosse um emblema das coisas que virão), podem permanecer no fogo sem ser consumido. 7. Muitos escritores têm falado de outros tormentos corporais, adicionado ao elenco estar no lago de fogo. Um deles, mesmo Kempis piedoso, supõe que os avarentos, por exemplo, têm ouro derretido derramado goela abaixo, e ele supõe especial muitos outros tormentos para ser adequado para os pecados dos homens em particular. Não, o nosso grande poeta se supõe os habitantes do inferno se submeter a uma variedade de torturas; não continuar sempre no lago de fogo, mas para ser freqüentemente, por harpia-footed fúrias, haled em regiões de gelo, e depois volta novamente através extremos, pela mudança mais feroz: Mas eu encontrar nenhuma palavra, nenhuma tittle deste, não o menor indício de que em toda a Bíblia. E certamente este é um assunto demasiado terrível para admitir tal jogo da imaginação. Vamos manter a palavra escrita. É tormento suficiente para habitar com as labaredas eternas. 8. Este é fortemente ilustrado por uma história fabulosa, tirado de um dos escritores do leste, sobre um rei turco, que, depois de ter sido culpado de toda sorte de maldades, uma vez que fez uma coisa boa: Para ver um pobre homem caindo em um poço , em que ele deve ter inevitavelmente perecido, e chutá-lo a partir dele, ele salvou sua vida. A história acrescenta que, quando, por sua maldade enorme, ele foi lançado no inferno, que o pé com o qual ele tinha salvo a vida do homem era permitida a mentira das chamas. Mas permitindo que este seja um caso real, o que é um conforto pobres seria! O que, se ambos os pés foram autorizados a mentira das chamas, sim, e ambas as mãos, o quão pouco seria aproveitar! Não, se todo o corpo foram retirados e colocados em locais onde nenhum fogo tocou nele, e apenas uma mão ou um pé mantidos em uma fornalha de fogo ardente; seria o homem, entretanto, ser muito mais à vontade? Não, muito pelo contrário. Não é comum dizer a uma criança: "Ponha o dedo na vela que: Você pode suportá-lo nem por um minuto Como, então, você vai ter fogo do inferno?" Certamente, seria tormento suficiente para ter a carne queimada a partir de apenas um dedo. O que então será, para ter todo o corpo mergulhado em um lago de fogo que arde com enxofre! III. Resta agora apenas a considerar duas ou três circunstâncias que rodearam o verme nunca morre eo fogo inextinguível. 1. E, primeiro, considerar que a empresa com a qual todos estão cercados em que lugar de tormento. Não é incomum ouvir até mesmo os criminosos condenados, em nossas prisões públicas, digamos, "OI gostaria de ser enforcado fora do caminho, ao invés de ser atormentado com esses miseráveis ​​que estão ao redor de mim!" Mas quais são os miseráveis ​​mais abandonados sobre a terra, em comparação com os habitantes do inferno?Nenhum destes são, ainda, perfeitamente perverso, esvaziado de qualquer centelha de bom, certamente não até esta vida está no fim, provavelmente não até o dia do julgamento. Nem pode exercer qualquer uma dessas, sem controle, toda a sua maldade sobre seus semelhantes. Às vezes, eles são contidos por homens bons, às vezes até mesmo por mal. Assim, mesmo as torturas na Inquisição romana são tolhidos por aqueles que os empregam, quando suponha que o doente não pode suportar mais. Eles, então, a fim de deixar de os carrascos, porque é contrária às regras da casa que um homem deve morrer em cima do rack. E, muito freqüentemente, quando não há ajuda humana, eles são impedidos por Deus, que pôs os seus limites que não podem passar, e disse: "Até aqui vireis, e não mais adiante".Sim, tão misericordiosamente tem Deus ordenou que a extremidade muito de dor faz com que uma suspensão dela. O sofredor desmaia, e assim, por um tempo, pelo menos, pias na insensibilidade. Mas os habitantes do inferno estão perfeitamente perverso, não tendo qualquer centelha de bondade restantes.E eles são impedidos por ninguém de exercer a sua maldade confins total. Não por homens, mas nenhum haverá restrição para o mal por seus companheiros na danação: E não por Deus, pois Ele se esqueceu deles, livrou-los para os torturadores. E os demônios não precisam temer, como os seus instrumentos sobre a terra, para que não se deve expirar sob a tortura. Eles podem não mais morrer: Eles são fortes para sustentar o que quer que a malícia unidos, habilidade e força dos anjos pode infligir sobre eles. E seus algozes angelical ter tempo suficiente para variar os seus tormentos de mil maneiras. Como podem eles variam infinitamente um tormento único - aparências horríveis! Segundo o qual, não há dúvida, um espírito maligno, se permitido, poderia aterrorizar o mais arrogante homem sobre a terra até a morte. 2.Considere-se, segundo lugar, que todos esses tormentos de corpo e alma estão sem intervalo. Eles não têm trégua de dor, mas "a fumaça do seu tormento sobe dia e noite." Dia e noite! isto é, falando de acordo com a constituição do mundo atual; em que Deus tem sabiamente e graciosamente ordenou que o dia ea noite deve se sucedem: Para que em cada vinte e quatro horas lá vem um sábado diário, feito para descansar homem trabalhando e cansado besta. Daí que raramente sofrem muito trabalho, muita dor ou sofrer, antes de restaurador doce natureza Cansado, o sono agradável, rouba a nós por graus imperceptíveis, e traz um intervalo de facilidade. Mas, apesar de os condenados têm noite ininterrupta, traz nenhuma interrupção de sua dor. Sem dormir acompanha as trevas: O que quer que os poetas modernos ou antigos,, seja Homero ou Milton, o sonho, não há sono, quer no inferno ou no céu. E será o seu sofrimento sempre tão extremas, ser a sua dor sempre tão intenso, não há possibilidade de seu desmaio longe, não, nem por um momento. Novamente: Os habitantes da terra são frequentemente desviadas de assistir ao que é aflitivo, pela alegre luz do sol, as vicissitudes das estações, "o zumbido atarefado de homens", e milhares de objetos que rolam em torno deles com uma variedade infinita. Mas os habitantes do inferno não têm nada a desviá-los de seus tormentos, mesmo que por um momento:eclipse total: Sem sol, sem lua Nenhuma mudança das estações, ou dos companheiros. Não há negócio, mas uma cena ininterrupta de horror, a que deve ser toda a atenção. Eles não têm intervalo de desatenção ou estupidez: Eles são todos os olhos, todo ouvidos, todo o sentido. Cada instante de sua duração, pode ser dito de seu quadro geral, que eles estão tremendo vivo todos os o'er, e inteligente e agonizar por todos os poros! 3. E com esta duração não há fim! Que pensamento é esse! Nada, mas a eternidade é o termo do seu tormento! E quem pode contar as gotas de chuva, ou as areias do mar, ou os dias da eternidade? Todo o sofrimento é atenuado, se há alguma esperança, embora distante, de libertação dele. Mas aqui, a esperança nunca vem, que vem a todos os habitantes do mundo superior! O quê! sofrimentos nunca ao fim! NUNCA! - Onde afunda a alma em que o som dread ! Em um abismo quão escuro, e quão profundo Suponha milhões de dias, de anos, dos séculos decorridos, ainda estamos apenas no limiar da eternidade! Nem a dor do corpo nem da alma está mais perto o fim, do que era milhões de séculos atrás. Quando eles são lançados ~ ~ _to pyr, para asbeston ~ ~ _, (! Como enfático "O fogo, o insaciável,") tudo é concluído: "Seu verme não morre eo fogo não se apaga" Essa é a conta que o juiz de todos dá a punição que ele ordenou para os pecadores impenitentes. E que pode contrabalançar a consideração do ser para a violência de qualquer tentação! em particular, ao medo do homem, o próprio uso a que é aplicada pelo nosso próprio Senhor: "Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer Mas temem que, depois. de matar, tem poder para lançar no inferno. " (Lucas 0:04, 5) O que pode um guarda essas considerações ser contra qualquer tentação de prazer! Você vai perder, para qualquer um desses pobres, prazeres terrenos, que perecem pelo uso, (para não falar dos prazeres presentes substanciais da religião), os prazeres do Paraíso; como "os olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem tem que entrou em nossos corações para engravidar? " sim, os prazeres do céu, a sociedade dos anjos, e dos espíritos dos justos aperfeiçoados; o rosto conversando a face com Deus, seu Pai, seu Salvador, seu Santificador e o consumo daqueles rios de prazer que estão em Deus mão direita para sempre? Você está tentado pela dor, seja do corpo ou da mente? O comparar o presente com o futuro! Qual é a dor do corpo que você faz ou pode suportar, a de mentir em um lago de fogo que arde com enxofre? O que é qualquer dor de cabeça, qualquer medo, angústia, tristeza, comparado com o "verme que nunca morre?" Que nunca morre! Esta é a picada de todos! Como para as nossas dores na terra, bendito seja Deus, eles não são eternos. Há alguns intervalos para aliviar e há algum período para terminá-los. Quando pedimos um amigo que está doente, como ele faz: "Eu estou com dor agora", diz ele, "mas eu espero que seja fácil assim." Este é um doce de mitigação do mal-estar presente. Mas quão terrível seria o seu caso seja, se ele deve responder: "Eu sou toda a dor acabou, e eu nunca deve ser aliviado de que eu minto sob requintado tormento do corpo e da alma de horror;. E eu vou sentir isso para sempre!" Tal é o caso dos pecadores condenados no inferno. Sofrer qualquer dor, então, ao invés de entrar em que lugar de tormento! Concluo com mais uma reflexão, tirada do Dr. Watts, - "Exige a nossa maior gratidão, que nós, que há muito merecia esta miséria ainda não estão mergulhados para ele. Embora existam milhares de pessoas que foram julgados a este lugar de castigo, antes que tivesse continuado assim por muito tempo no pecado como muitos de nós temos feito, o que é uma instância da bondade divina, que não estão sob essa vingança de fogo! nós não vimos muitos pecadores, à nossa direita e à esquerda, cortado em seus pecados? E o que mas a misericórdia de Deus poupou-nos semana após semana, mês após mês, e nos deu espaço para arrependimento? Que havemos de tornar-vos ao Senhor por toda sua paciência e longanimidade até hoje? Quantas vezes temos incorrido a sentença de condenação por nossa rebelião contra Deus repetido! E, no entanto ainda estamos vivos na sua presença, e está ouvindo as palavras de esperança e salvação. O vamos olhar para trás e estremecer com o pensamento de que precipício terrível, à beira do qual temos tanto tempo vagou! Vamos voar para o refúgio, a esperança de que está diante de nós, e dar mil graças à misericórdia divina, que não estamos mergulhados nessa perdição! "


John Wesley 

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