terça-feira, 6 de setembro de 2011


Como Nascer de Novo

Em primeiro lugar, compreenda que você, aos olhos de Deus, é pecador. Talvez você ache que não é má pessoa, porque sabe que viveu uma vida decente. Por outro lado, talvez você esteja carregando consigo uma culpa por alguns pecados cometidos no passado. Seja qual for o seu passado, a Bíblia nos diz que "não há justo, nem sequer um" (Rom. 3:10). Todos nós quebramos a Lei de Deus, e não merecemos nada a não ser a ira e o julgamento de Deus.
Em segundo lugar, compreenda que Deus o ama, e que enviou Seu Filho para morrer em Seu lugar. Você merece morrer por seus pecados, mas Cristo morreu em Seu lugar. "Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus" (1 Pedro 3:18). Isto é o maravilhoso no evangelho – que Deus nos ama! Ele ama você, apesar de você ser um pecador.
Em terceiro lugar, arrependa-se dos seus pecados. A palavra arrependimento no grego significa "mudança de atitude". Quer dizer que eu admito ser um pecador, e estou triste por ter pecado. Mas arrependimento também significa que eu volto as costas para os meus pecados – rejeito-os – e decido viver, pela graça de Deus, como Ele quer que eu viva. Jesus disse: "Se não vos arrependerdes, todas igualmente perecereis" (Lucas 13:3). Arrependimento envolve uma disposição de abandonar o pecado e entregar a vida a Jesus Cristo, que agora é o Senhor dela. Vemo-nos agora como Deus nos vê, e oramos: "Deus, tem misericórdia de mim, um pecador!" (Lucas 18:13, NTV).
Em quarto lugar, venha a Cristo, em fé e confiança. A Bíblia nos diz que a salvação é um presente. Deus fez tudo para que a salvação esteja à nossa disposição, mas nó temos de estender a mão e receber este presente. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" (Rom. 6:23).
Como você aceita este presente? Por um simples ato de fé, dizendo "sim" a Cristo. Se você nunca aceitou a Cristo em Sua vida, eu o convido a fazê-lo imediatamente, antes que passe mais um minuto. Diga simplesmente a Deus que você sabe que é um pecador, e que está triste por seus pecados. Diga-Lhe que você acredita que Jesus Cristo morreu por você, e que você quer dar Sua vida a Ele neste exato momento, segui-Lo como Seu Senhor por toda a sua vida. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
Se você fez isto, Deus perdoou todos os Seus pecados, Que coisa maravilhosa saber que todos os pecados que você cometeu – mesmo as coisas que você não sabia que eram pecado – foram lavados pelo sangue de Jesus Cristo, "no qual temos a redenção, a remissão dos pecados" (Col. 1:14). Mais que isto – você pode agora aceitar pela fé que é nova criação em Cristo.
Jesus lembrou a Nicodemos, durante a conversa que tiveram, de um incidente na viagem dos amigos israelitas pelo deserto. Deus tinha julgado Seu povo pecador, enviando cobras cuja picada era fatal. Muitos israelitas estavam morrendo. Então Deus ordenou a Moisés que fizesse uma cobra de bronze e a erguesse bem alto com uma vara. Todos os que olhassem para aquela cobra pela fé, depois de picados, seriam salvos. Isto soava como um insulto à sua inteligência. O bronze não tem qualidades medicinais. E eles sabiam que remédio nas picadas não os curaria. Não havia condições de lutar contra as cobras. Tampouco ajudaria trazer sacrifícios para a serpente de bronze. Orar para esta cobra também não os livraria da morte. Nem Moisés, o profeta de Deus, podia ajudá-los.
Tudo que eles precisavam fazer era olhar para a cobra de bronze crendo como uma criança de que Deus os salvaria por completo, por Sua graça. Olhando para a cobra de bronze, estavam olhando para além dela, para o próprio Deus. A mesma coisa aconteceu muitos séculos mais tarde: Jesus disse: "Eu serei levantado – olhem para mim, e serão salvos". Ele de fato foi "levantado" quando morreu na cruz. Ninguém pode vir a Cristo se o Espírito Santo não o levar para a cruz, onde Jesus, com Seu sangue, limpa cada pessoa que confiar nEle dos seus pecados.
Deus não quer insultar nossa inteligência, como não quis insultar a dos israelitas no deserto. Mas se você não crê em Cristo, sua mente foi afetada pelo pecado, cegada espiritualmente pelo mal. Por isto o apóstolo Paulo disse: "Porque Deus, em sua sabedoria, não deixou que os homens o conhecessem pela sabedoria humana. Ao contrário, resolveu salvar aqueles que crêem, e fez isto através da menagem 'louca' que anunciamos" (1 Cor. 1:21, BLH).
À primeira vista parece loucura acreditar que Jesus Cristo, que morreu em uma cruz e ressuscitou há dois mil anos atrás, possa transformar radicalmente sua vida, pelo Espírito Santo, hoje. Mas neste instante milhões de cristãos em todos os continentes podem erguer-se e confirmar que Ele transformou Suas vidas. Aconteceu a mim, há muitos anos. Pode acontecer a você – hoje! 

Retirado do livro - O poder do Espírito Santo de Billy Graham

Nenhum comentário: