sábado, 10 de outubro de 2009



Inerrância e Infabilidade da Bíblia


A questão da autoridade e central para qualquer teologia. Visto que a teologia Protestante tem localizado a autoridade da Bíblia, a natureza desta autoridade tem sido preocupação fundamental. A Reforma passou para seus herdeiros a crença de que a derradeira autoridade não se acha na razão nem no Papa, mas nas Escrituras Inspiradas. Por isso, dentro do Protestantismo conservador, a questão da inerrância tem sido muito debatida.
As duas palavras mais comumente usadas para expressar a natureza da autoridade bíblica são Ïnerrante"e Ïnfalivel". Embora estes termos sejam aproximadamente sinônimos com base na etimologia, são usados de modo diferente. Na teologia Catolico-Romana, Ïnerrante"é aplicado à Bíblia, e Ïnfalivel"à Igreja, especialmente a função do Papa e do Magisterium. Visto que os protestantes rejeitam a infalibilidade tanto do Papa como da Igreja, o termo tem sido aplicado cada vez mais às Escrituras. Mais recentemente, Ïnfalivel"tem sido apoiado por aqueles que sustemtam aquilo que B.B.Warfield chamou de Inspiração limitada, mas que hoje é melhor chamada a Inerrancia limitada. Limitam a inerrancia a questões de fe e pratica, especialmente as questões de Soteriologia. Stephen T. Davis reflete esta tendencia quando da uma definição estipulativa a infalibilidade; a Bíblia não faz declarações falsas nem enganadoras a respeito da fe e da pratica. Neste artigo os dois termos serão usados praticamente como sinonimos.


DEFINIÇÃO DE INERRANCIA.


A Inerrancia e o ponto de vista de que quando todos fatos forem conhecidos, demosntrarao que a Bíblia, nos seus autografos originais e corretamente interpretada, é inteiramente verdadeira, e nunca falsa, em tudo quanto afirma, quer no tocante à doutrina e à etica, quer no tocante às ciencias sociais, fisicas ou biologicas.


Algumas considerações levantadas nesta definição merecem discussão. A Inerrancia não e atualmente demonstravel. O Conhecimento humano e limitado de duas maneiras. Primeiro, por causa de nossa finutude e pecaminosidade, os seres humanos interpretam mal os dados que existem. Por exemplo: Conclusões erroneas podem serem tiradas de inscrições ou textos. Em segundo lugar, não possuimos todos os dados que se aplicam a Bíblia. Alguns destes dados podem ter sido perdidos para sempre, ou talvez ainda aguardem as descobertas arqueologicas. Reconhecemos isto ao declararmos que a inerrancia sera demonstrada veridica depois de conhecidos todos os fatos. O defensor da inerrancia argumenta somente que não havera conflito no fim.


Alem disto a inerrancia aplica-se a todas as partes da Bíblia conforme foram originalmente escritas, isto significa que nenhum manuscrito ou copia atualmente existente das Escrituras, não importa quão exato seja, pode ser chamado inerrante.


Esta definição tambem relaciona a inerrancia com a hermeneutica. A hermeneutica e a ciencia da interpretação Bíblica. É necessario interpretar corretamente um texto, e saber seu significado certo, antes de asseverar que o que o texto diz e falso. Alem disso, um principio-chave da hermeneutica ensinado pelos reformadores e a analogia da fé, que exige que as contradições sejam harmonizadas, se assim possivel. Se, aparentemente, uma passagem permite duas interpretações, sendo que uma delas entra em conflito com a outra passagem, e a outra não, então a ultima interpretação deve ser adotada.


Provavelmente o aspecto mais importante desta definição seja sua definição de inerrancia em termos de verdade e de falsidade, mais do que em termos de erros. Tem sido muito mais comum definir a inerrancia como "sem erro", mas algumas razões militam a favor de relacionar a inerrancia com a verdade e a falsidade. Usar ërro"e negar uma ideia negativa. A verdade, além disso, é mais uma propriedade de sentenças e não de palavras. Certos problemas estão comumente associados com conceitos que se relacionam com o ërro". Finalmente ërro", tem sido definido por alguns nos debates contemporaneos de tal maneira que quase todos os livros já escritos podem serem qualificados como inerrantes. O erro, dizem eles, é o engano deliberado; visto que a Bíblia nunca engana deliberadamente os seus leitores, ela e inerrante. Isto significa que quase quase todos os demais livros tambem são inerrantes, visto que poucos autores deliberadamente enganam seus leitores.


Alguns tem sugerido que talvez a propria Bíblia ajude a determinar o significado do erro. De inicio esta parece ser uma boa sugestão, mas há razões para a sua rejeição. Em primeiro lugar, a Ïnerrancia"e "Erro"são termos teologicos, mais do que Bíblicos. Isto siginifica que a Bíblia não aplica nenhuma destas palavras a si mesmas. Não se quer dizer com isto que é improprio usar estas palavras. Outro termo teologico é "Trindade". No entanto, é mais dificil definiar tais palavras. Em segundo lugar, um estudo das palavras hebraicas e gregas que designam o erro pode ser classificado em tres grupos: casos de erro onde a intenção não pode estar envolvida (e.g. Jó 6,24; 19,4), casos de erro onde a intenção pode ou não estar envolvida (e.g. II Sm 6,7), e casos em que a intenção esta forcosamente envolvida (e.g. Jz 16,10-12). O erro, portanto, nada tem a ver com a intenção.


Reconhecidamente, a precisão de declarações e medidas não estará à altura dos padrões modernos, mas enquanto o que e dito for verdadeiro, não havera duvida quanto a inerrancia. Finalmente a definição declara que a inerrancia abrange as areas do conhecimento. A inerrancia não esta limitada a questões de interesse soteriologico ou etico. Deve ficar claro que as afirmações Bíblicas a respieto da fé e etica baseiam-se na ação Deus na historia. Nenhuma dicotomia nitida pode ser feita entre o que e teologico e o que e fatual.

Nenhum comentário: