segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A Salvação e o Batismo


O que é Salvação?


Salvação é o perdão dos pecados. É alcançada apenas através da fé em Jesus como Salvador. Ele morreu na cruz pelos pecadores. Se você quer salvação, então você precisa confiar que Jesus morreu na cruz por você. Uma vez que você o faça, então receberá vida eterna e estará com Deus.
Salvação é livrar uma pessoa da condenação. A Condenação é o resultado do julgamento do pecador. Este julgamento consiste em Deus condenar o pecador à punição eterna no inferno. Este é o destino de todos os que rejeitam a provisão de Deus para o perdão dos pecados. Se você quer salvação, então terá que reconhecer que é pecador e pedir a Jesus que o perdoe. E Ele o fará.


O que devo fazer para ser salvo?


Salvação é um dom de Deus (Rm 6:23). Jesus carregou os pecados no Seu corpo (1 Pedro 2:24) e pagou as penalidades por quebrarmos a Lei de Deus, que é a morte espiritual (a eterna separação de Deus). Se você deseja ser salvo, você precisa admitir que é pecador e que você quer que Jesus o perdoe dos seus pecados. Você deve reconhecer que não existe nada que possa fazer para receber o perdão. Ore e peça a Ele para perdoá-lo. Você precisa confiar em Jesus. Busque a Jesus e Ele salvará você.
Arrependimento é parte da salvação. Uma vez salvo, você deve parar de fazer aquelas coisas que desagradam a Deus. Ele viverá em você e o capacitará a desejar resistir ao pecado (1 Co 10:13). Quando você é salvo, ocorre transformação na sua vida — para melhor!


O batismo é necessário para a salvação?


Não. A Fé em Jesus é suficiente para a salvação. Você não tem que fazer coisa alguma. Cristo já fez tudo que é necessário. No entanto, o batismo é muito importante e todo o crente deveria ser batizado. Se você recusar o batismo após convertido, eu colocaria em dúvida a sua conversão.
Existem denominações cristãs que acreditam que o batismo seja necessário para a salvação ou até mesmo capaz de salvar, como na Igreja Católica Romana. O argumento usado, superficialmente parece poderoso, mas após um exame mais profundo o batismo é encontrado depois da conversão e não como uma causa ou com parte dela. Veja um exemplo, Atos 10:44-47. Enquanto Pedro estava testemunhando, o Espírito Santo encheu aqueles que estavam ouvindo a mensagem... e eles foram ouvidos falando em línguas e exaltando a Deus. Então Pedro respondeu: "Pode alguém recusar água para serem batizados a estes que receberam o Espírito Santo da mesma maneira que nós recebemos


Esta passagem mostra que o batismo aconteceu depois da salvação. Como nós sabemos que eles foram salvos? Eles estavam falando em outras línguas -- que é um dom de Deus (1 Co 14) para os crentes e eles estavam exaltando a Deus. Não crentes não exaltam a Deus. Também, Pedro disse que eles haviam recebido o Espírito Santo. Isto é somente para cristãos e aconteceu antes do batismo.
Outro conjunto de versículos aplicáveis a este assunto é 1 Co 1:17. Paulo diz: "Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho...". O evangelho é que salva e isto é explicado em 1 Co 15:1-4. O Batismo não é parte do evangelho; é uma coisa que os crentes fazem depois da salvação.
Conclusão: O Batismo é apenas um símbolo de que você foi salvo e símbolos não salvam ninguém.

Nenhum comentário: