domingo, 30 de outubro de 2011


“As Marcas do Novo Nascimento” II



1. Segundo as escrituras uma das marcas daqueles que são nascidos de Deus, é a esperança. Assim, São Pedro, falando a todos os filhos de Deus que estavam dispersos em seguida, disse: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança. " (1 Pedro 1:3). Viver uma viva esperança, diz o Apóstolo, porque há também uma esperança morta, assim como uma fé morta, uma esperança que não é de Deus, mas do inimigo de Deus e o homem, como parece evidente pelos seus frutos, pois, como é o filho do orgulho, por isso é o pai de toda palavra e obra má; “que todo aquele que nele tem esta esperança de vida,"purifica-se, assim como Ele é puro." é "santo como Aquele que o chamou é santo."Todo homem que pode verdadeiramente dizer aos seus irmãos em Cristo: ”Amados, agora somos filhos de Deus, e veremos como ele é".

2. Essa e


sperança implica, primeiro, o testemunho de nosso próprio espírito ou consciência, de que caminhamos "na simplicidade e sinceridade de Deus". Por outro lado, o testemunho do Espírito de Deus,"com testemunho", ou "o Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus "," e se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo ".

3. Vamos observar bem o que está aqui nos sendo ensinado pelo próprio Deus, tocando esse privilégio glorioso de seus filhos. Quem é que é dito aqui para testemunhar? Não é só o nosso espírito, mas um outro, o Espírito de Deus: é Ele que "testifica com o nosso espírito." O que é isso de testificar? "Que somos filhos de Deus", "e se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo" (Rm 8:16, 17;) "se é que sofremos com ele". Se nós negarmos a nós mesmos, se levarmos a nossa cruz diariamente, se alegremente suportamos a perseguição ou censura por causa dele, "para que possamos também ser glorificados." E em quem o Espírito de Deus dá o testemunho? Em todos os que são filhos de Deus. Por esse mesmo argumento que o Apóstolo prova nos versículos anteriores, que são assim: "Como muitos", diz ele, "os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus""Porque não recebestes o espírito de escravidão novamente a temer, recebestes o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! Mas" E prossegue: "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus". (8:14-16)

4. A variação da frase no versículo décimo quinto merece a nossa observação: "recebemos o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! Sim" Vós, os que são filhos de Deus, têm, em virtude de sua filiação, que recebeu o mesmo espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai: Nós, os apóstolos, profetas, mestres, (por isso a palavra não pode impropriamente ser entendida), nós através de quem você acredita, os "ministros de Cristo e administradores dos mistérios de Deus". Como nós, você tem um só Senhor, então nós temos um Espírito: Como nós temos uma fé, então nós temos uma esperança também. Nós e você somos selados com o "Espírito da promessa", o penhor da sua e da nossa herança: o Espírito é o mesmo testemunho com o seu e com o nosso espírito, "que somos filhos de Deus". (Rm 8:14-16).

5. E assim cumpriu-se a Escritura: "Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados." Porque é fácil acreditar que, embora a tristeza possa preceder este testemunho do Espírito de Deus com o nosso espírito; (na verdade deve, em algum grau, enquanto que gemem sob o medo, e um sentimento de ira de Deus habitando em nós) no entanto, assim como qualquer homem em si mesmo, sua "tristeza se converterá em alegria." Tudo o que a dor pode ter sido antes, mas, logo que "é chegada a hora, ele não lembra mais da angústia, mas sim da alegria" que ele é nascido de Deus. Pode ser que muitos de vocês têm agora a tristeza, porque são "alienados da comunidade de Israel", porque você está consciente de que você não tem esse espírito, que você é "sem esperança e sem Deus no mundo". Mas, quando vier o Consolador, "então o seu coração se alegrará"; sim, " sua alegria será completa", e "essa alegria ninguém poderá tirar." (João 16:22). "Temos alegria em Deus", que haveis de dizer, "por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação", "por quem temos acesso a esta graça", este estado de graça , de favor, ou a reconciliação com Deus, “na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus". (Rm 5:02).
"Vós", diz São Pedro, “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,(1Pe 1:3-8) realmente indescritível! Não há palavras na linguagem humana que possam descrever essa alegria no Espírito Santo. É o "maná escondido, que ninguém conhece, senão aquele que o recebe”. Mas isso nós sabemos, ele não só continua, mas transborda, na profundidade da aflição. "São as consolações de Deus" com seus filhos, quando todos os confortos terrenos falham? Não é assim. Mas quando a maioria dos sofrimentos abundam, o consolo do seu Espírito, faz-se muito mais abundante, tanto que os filhos de Deus "riem da assolação quando ela chega", em querer, em dor, do inferno e da sepultura, como reconhece-ló, que "tem as chaves da morte e do inferno ", e em breve "lançara no abismo", como ouvi ainda hoje a grande voz do céu, dizendo: "Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, e Ele habitará com eles, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles e será o seu Deus. E Deus enxugará toda lágrima de seus olhos, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem haverá mais dor, porque as primeiras coisas são passadas". (Apocalipse 21:3-4)

Nenhum comentário: