DOUTRINA DO HOMEM
O relacionamento entre Deus e o homem
dá o ponto de apoio ao fundamento e a razão de ser da religião cristã, portanto
para um completo estudo da teologia deve-se conhecer não somente sobre a
revelação de Deus, mas também do homem. A falta de conhecimento quanto a
origem, propósito da existência e futuro do homem, dificultará compreendermos o
propósito de Deus para a humanidade.
Temos na Bíblia um duplo relato sobre
a origem do homem (Gn 1:26-27; 2:7). Diante dessas citações e também observando
o contexto que trata da obra da criação, concluímos que:
Foi precedida por um solene conselho
divino, "Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança"
(Gn 1:26). Nota-se o verbo "façamos"; o fato de estar na primeira
pessoa do plural indica a autenticidade da doutrina da Trindade, em conselho
para a formação do homem, segundo os pensadores e teólogos mais conservadores.
a)
Criação do homem – ato planejado e imediato por Deus
Ao contrário da criação do reino
animal, a criação do homem deu-se de forma planejada e imediata. Comparemos Gn
1:11,20 com 1:26-27. As várias espécies que Ele criou, as deixou para que se
desenvolvessem e progredissem segundo as leis de seu ser. Quanto ao homem, Ele
já os criou “a sua imagem". Foi uma criação planejada e imediatamente
efetuada.
b)
O homem foi criado segundo um tipo Divino
Quanto aos demais seres vivos,
peixes, aves, etc., foram criados, "segundo a sua espécie", eles
possuem formas típicas de suas espécies. Porém, o homem foi criado a imagem e
semelhança de Deus", diferente dos
demais animais.
c)
Os elementos de natureza humana se distinguem (Gn 2:7)
O corpo é formado do pó da terra,
material pré-existente. No entanto a alma não necessitou de um material
pré-existente, Deus soprou nas narinas do homem e este passou a ser alma
vivente. Leia Ec 12:7; Mt 10:28; Lc
8:55; II Co 5:1-8; Hb 12:9. Passagens que falam da dupla natureza do homem.
d)
O homem foi criado coroa da
criação
O homem é a obra prima de Deus, sobre ele estava o privilégio de dominar
e
reinar sobre todas as demais coisas criadas (Gn 1:26-28; Sl 8:5-8).
Observamos dois homens na Bíblia que
tiveram a curiosidade de saber quem é o homem: Jó (Jó 7:17-18) e o guerreiro
Davi (Sl 8:4; 144:3). Para conhecermos o homem temos que ir além das filosofias
humanas, pois somente as Escrituras satisfaz toda e qualquer indagação quanto
ao passado, presente e futuro do homem. Conforme I Ts 5:23 e Hb 4:12, o homem é
um ser tricotômico, isto é, formado com corpo, alma e espírito. Sendo corpo,
conhece o mundo, através dos sentidos, sendo alma, tem conhecimento de si
próprio, sendo espírito é capaz de ter conhecimento de Deus e comunhão com Ele.
O corpo do homem
Das três partes que formam o homem, o
corpo é a menos citada na Bíblia, porém tem muita importância, pois é através
dele que o espírito se manifesta e age no mundo visível e material. É através
do corpo que o homem pode ver, sentir e
tocar tudo o que está ao seu redor. O corpo é a agência do espírito.
Vejamos alguns nomes que a Bíblia apresenta para figurar o corpo:
1) Casa ou tabernáculo - II Co 5:1,4;
Jó 4:19
É a tenda na qual a alma do homem
mora. Quando essa tenda é desarmada (corpo), a alma parte ( II Pe 1:13-14).
2)
Templo - I Co 6:19
As Escrituras tratam o corpo como
obra de Deus:
- O corpo deve ser apresentado a Deus
(Rm 12:1)
- O corpo deve ser para a glória de
Deus (I Co 6:20)
- Este corpo é terreno (I Co 15:47)
- É um corpo abatido (Fp 3:21)
- É um corpo corruptível e mortal (I
Co 15:53)
- Aguardando um corpo celestial (II
Co 5:2)
- Haverá de ressuscitar após a morte
(Jó 19:25-27; Rm 8:11).
A alma do homem
É uma entidade espiritual, incorpórea, que pode existir dentro ou fora
do corpo.
1) Natureza da alma
E um principio inteligente e
vivificante que anima o corpo, operando através dos sentidos físicos do mesmo.
A alma distingue a vida humana dos irracionais. É o original da palavra vida.
Tanto os vegetais como os irracionais, possuem alma, mas não é uma alma
consciente (Gn 2:20). A alma dos irracionais vive somente enquanto durar o corpo (Ec 3:21). Os animais possuem vida vegetativa, sensível, intelectual e
moral. A alma distingue um homem do outro, neste caso a palavra alma significa
pessoa (Ex 1:5; Rm 13:1). A alma
distingue um homem de um anjo, o homem é um ser material, enquanto que o anjo é
um ser espiritual (Hb 1:13,14).
2) Origem da alma
Alguns estudantes da Bíblia afirmam que a alma é imediatamente
providenciada por Deus no nascimento do homem (Is 57:16), outros dizem que a
alma é transmitida pelos pais, devido a natureza pecaminosa de Adão (Jo 3:6; Rm
5:12; I Co 15:22; Ef 2:3). Podemos concluir que a origem da alma explica-se
pela cooperação tanto do criador como dos pais. "O poder de Deus domina o
mundo” (At 17:28; Hb 1:3), enquanto que os processos normais da reprodução
humana faz com que a alma nasça no mundo. A origem de todas as formas de vida
está encoberta por um véu de mistérios (Ec 11:5; Sl 139:13-16; Jó 10:8-12).
3) Alma e corpo
A alma é a depositária da vida.
Quando a alma e o corpo se separam, o corpo não existe mais e sua decomposição
é rápida (Gn 2:7). A alma habita todas
as partes do corpo e afeta mais ou menos todos os membros. As Escrituras
atribuem sentimentos ao coração e aos rins
(Sl 73:21,16:7; Jó 16:13), as entranhas (ls 16:11; Jr 4:19; Lm
1:20; Fm 12;) e ao ventre ( Jó 20:23,
15:35; Hc 3:16; Jo 7:38). A alma executa atos corporais (Gn 44:30; Pv 13:4). A
alma recebe as impressões do mundo exterior por intermédio do corpo, através
dos seguintes sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato, essas impressões
são levadas ao cérebro por meio do sistema nervoso. O corpo é o ponto de ligação entre o mundo e
a alma. Sentir, pensar, exercer vontade e outros atos são atividades
da alma, ou do "Eu". É o "Eu" que vê, pensa, joga, fala,
etc. Quando um membro é ferido a alma não funciona bem. Em caso de uma lesão
cerebral a alma fica como um músico com seu instrumento quebrado ou danificado.
4) A alma e o
pecado
A alma vive sua vida natural, através dos instintos:
a) autopreservação - nos avisa do perigo (Gn 2:17)
b) aquisição - nos conduz ao próprio sustento (Gn
2:1)
c) busca de alimento - nos leva a satisfazer a fome
natural
Gn
1:29)
d) reprodução - nos leva a perpetuação da espécie
(Gn 1:27)
e) domínio - nos conduz a tomar
certas iniciativas
próprias (Gn 1:28)
Em Gênesis 3:6 lemos que o homem cedeu à concupiscência
dos olhos, à cobiça da carne e à vaidade da vida. A alma, consciente e
voluntariamente, usou o corpo para pecar contra Deus. Porém, estes impulsos
pecaminosos da alma devem ser extirpados, e essa obra (de extirpar a natureza
de pecado) é do Espírito Santo (Rm 8:13; Cl 3:5).
5) A alma e o coração
O coração é a primeira coisa a viver,
e seu primeiro movimento é sinal seguro de vida, seu silêncio é sinal seguro de
morte, é também a fonte e o lugar onde se encontram as correntes de vida
espiritual e da alma. O coração é o
centro da vida, do desejo, da vontade e do juízo. Ele está unido com o amor,
ódio, determinação, a vontade e o gozo (Sl 105:3). O coração é o centro da vida
emocional, a ele é atribuído todos os graus de gozo (Is 65:14), a êxtase e a
exaltação (At 2:46), dor e aflição
(Pv 25:20; Sl 109:22), inveja (Pv 23:17), ira (At 7:54), vingança (Dt 19:6),
temor (Jr 32:40), desânimo (Js 5:1), pavor (Lv 26:36).
- O coração é o centro da vida moral
. pode haver o amor de Deus (Sl 73:26)
. pode haver orgulho (Ez 28:2,5)
. pode haver bons ou maus pensamentos (Mt 15:19)
. estão as palavras boas ou más (Mt 12:34-35)
. foi escrita originalmente a lei de Deus (Rm 2:15)
. está a sede da consciência (Hb 10:22)
. está a fé ou a descrença (Rm 10:10; Hb 3:12)
. semeia-se a palavra divina (Mt 13:19)
. está a inspiração de Deus ou de Satanás (II Co 8:16; Jo
13:2)
. está a morada de Cristo ( Ef 3:17)
. está a morada do Espírito (II Co 1:22)
. está a paz de Deus (Cl 3:15)
. é a câmara secreta e misteriosa que somente Deus pode
sondar (Jr 17:9-10)
"Guarda com toda diligência o
teu coração, pois dele procedem as fontes da vida" Pv 4:23.
6) A alma e o sangue
“porque
a vida da carne está no sangue" Lv 17:11
Tanto no homem como no irracional, o
sangue é a fonte da vida física (Dt 12:23).
O sangue é a sede principal da alma, ele vive e nutre-se
de si mesmo. Usando o coração como bomba e o sangue como meio de vida a alma
envia vitalidade e nutrição a todas as partes do corpo.
O espírito do homem
No princípio Deus soprou o espírito
de vida no corpo inanimado do homem e este foi feito alma vivente. Portanto, a
alma é um espírito encarnado (dentro de um corpo carnal), visto que recebe
expressão mediante o corpo. O espírito diferencia o homem de todas as demais
criaturas, o espírito é dotado de inteligência (Jó 32:8). É pelo espírito que o
homem conhece as coisas de Deus (I Co 2:11, 14:2 ; Ef 1:17, 4:23).
É pelo espírito que o homem pode adorar a Deus (Jo 4:24). O
espírito do homem pode se relacionar com o espírito de Deus (I Co 14:14-15; Rm 1:9;
Fp 1 :27).
O espírito do homem pode ser:
- altivo (Pv 16:18);
- perverso (Is 19:14);
- rebelde (Sl 106:33);
- de servidão (Rm 8:15);
- contrito e humilde (ls 57:15; Mt 5:3);
- impaciente ( Pv 14:29).
Cabe ao homem a responsabilidade de
guardar o seu espírito:
-
dominando-o (Pv 16:32);
-
arrependendo-se e tendo um novo espírito (Ez 18:31);
-
deixando Deus transformar o seu espírito (Ez 11:19).
Somente Deus, que no princípio soprou
no corpo do homem o fôlego de vida poderia soprar uma nova vida espiritual e
regenerá-lo de seus pecados (Jo 20:22; Cl 3:10).
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