domingo, 11 de maio de 2014

Esta apostila está sendo colocada aqui para que você possar estar aprendendo sobre uma matéria da teologia chamada a doutrina do homem, foi retirado de minha faculdade FATEM - http://www.escolademissoesonline.com.br, o estudo da palavra deve estar em nossas mentes para compreender a palavra de Deus.

DOUTRINA DO HOMEM


O relacionamento entre Deus e o homem dá o ponto de apoio ao fundamento e a razão de ser da religião cristã, portanto para um completo estudo da teologia deve-se conhecer não somente sobre a revelação de Deus, mas também do homem. A falta de conhecimento quanto a origem, propósito da existência e futuro do homem, dificultará compreendermos o propósito de Deus para a humanidade.
Temos na Bíblia um duplo relato sobre a origem do homem (Gn 1:26-27; 2:7). Diante dessas citações e também observando o contexto que trata da obra da criação, concluímos que:

Foi precedida por um solene conselho divino, "Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gn 1:26). Nota-se o verbo "façamos"; o fato de estar na primeira pessoa do plural indica a autenticidade da doutrina da Trindade, em conselho para a formação do homem, segundo os pensadores e teólogos mais conservadores.

a)     Criação do homem – ato planejado e imediato por Deus
Ao contrário da criação do reino animal, a criação do homem deu-se de forma planejada e imediata. Comparemos Gn 1:11,20 com 1:26-27. As várias espécies que Ele criou, as deixou para que se desenvolvessem e progredissem segundo as leis de seu ser. Quanto ao homem, Ele já os criou “a sua imagem". Foi uma criação planejada e imediatamente efetuada.

b)    O homem foi criado segundo um tipo Divino
Quanto aos demais seres vivos, peixes, aves, etc., foram criados, "segundo a sua espécie", eles possuem formas típicas de suas espécies. Porém, o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus", diferente  dos demais animais.

c)     Os elementos de natureza humana se distinguem (Gn 2:7)
O corpo é formado do pó da terra, material pré-existente. No entanto a alma não necessitou de um material pré-existente, Deus soprou nas narinas do homem e este passou a ser alma vivente. Leia Ec 12:7;    Mt 10:28; Lc 8:55; II Co 5:1-8; Hb 12:9. Passagens que falam da dupla natureza do homem.

d)  O homem foi criado coroa da criação
     O homem é a obra prima de Deus, sobre ele estava o privilégio de dominar e
     reinar sobre todas as demais coisas criadas (Gn 1:26-28; Sl 8:5-8).



Observamos dois homens na Bíblia que tiveram a curiosidade de saber quem é o homem: Jó (Jó 7:17-18) e o guerreiro Davi (Sl 8:4; 144:3). Para conhecermos o homem temos que ir além das filosofias humanas, pois somente as Escrituras satisfaz toda e qualquer indagação quanto ao passado, presente e futuro do homem. Conforme I Ts 5:23 e Hb 4:12, o homem é um ser tricotômico, isto é, formado com corpo, alma e espírito. Sendo corpo, conhece o mundo, através dos sentidos, sendo alma, tem conhecimento de si próprio, sendo espírito é capaz de ter conhecimento de Deus e comunhão com Ele.


O corpo do homem

Das três partes que formam o homem, o corpo é a menos citada na Bíblia, porém tem muita importância, pois é através dele que o espírito se manifesta e age no mundo visível e material. É através do corpo que o homem pode ver, sentir e tocar tudo o que está ao seu redor. O corpo é a agência do espírito. Vejamos alguns nomes que a Bíblia apresenta para figurar o corpo:

1) Casa ou tabernáculo - II Co 5:1,4;  Jó 4:19
É a tenda na qual a alma do homem mora. Quando essa tenda é desarmada (corpo), a alma parte ( II Pe 1:13-14).

2) Templo - I Co 6:19
As Escrituras tratam o corpo como obra de Deus:
- O corpo deve ser apresentado a Deus (Rm 12:1)
- O corpo deve ser para a glória de Deus (I Co 6:20)
- Este corpo é terreno (I Co 15:47)
- É um corpo abatido (Fp 3:21)
- É um corpo corruptível e mortal (I Co 15:53)
- Aguardando um corpo celestial (II Co 5:2)
         - Haverá de ressuscitar após a morte (Jó 19:25-27; Rm 8:11).


A alma do homem


      É uma entidade espiritual, incorpórea, que pode existir dentro ou fora do corpo.

  1) Natureza da alma
E um principio inteligente e vivificante que anima o corpo, operando através dos sentidos físicos do mesmo. A alma distingue a vida humana dos irracionais. É o original da palavra vida. Tanto os vegetais como os irracionais, possuem alma, mas não é uma alma consciente (Gn 2:20). A alma dos irracionais vive somente enquanto durar  o corpo (Ec 3:21). Os animais possuem vida vegetativa, sensível, intelectual e moral. A alma distingue um homem do outro, neste caso a palavra alma significa pessoa (Ex 1:5; Rm 13:1).  A alma distingue um homem de um anjo, o homem é um ser material, enquanto que o anjo é um ser espiritual (Hb 1:13,14).

  2) Origem da alma
Alguns estudantes da Bíblia afirmam que a alma é imediatamente providenciada por Deus no nascimento do homem (Is 57:16), outros dizem que a alma é transmitida pelos pais, devido a natureza pecaminosa de Adão (Jo 3:6; Rm 5:12; I Co 15:22; Ef 2:3). Podemos concluir que a origem da alma explica-se pela cooperação tanto do criador como dos pais. "O poder de Deus domina o mundo” (At 17:28; Hb 1:3), enquanto que os processos normais da reprodução humana faz com que a alma nasça no mundo. A origem de todas as formas de vida está encoberta por um véu de mistérios (Ec 11:5; Sl 139:13-16; Jó 10:8-12).

   3) Alma e corpo
A alma é a depositária da vida. Quando a alma e o corpo se separam, o corpo não existe mais e sua decomposição é rápida (Gn 2:7).   A alma habita todas as partes do corpo e afeta mais ou menos todos os membros. As Escrituras atribuem sentimentos ao coração e aos rins    (Sl 73:21,16:7; Jó 16:13), as entranhas (ls 16:11; Jr 4:19; Lm 1:20;  Fm 12;) e ao ventre ( Jó 20:23, 15:35; Hc 3:16; Jo 7:38). A alma executa atos corporais (Gn 44:30; Pv 13:4). A alma recebe as impressões do mundo exterior por intermédio do corpo, através dos seguintes sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato, essas impressões são levadas ao cérebro por meio do sistema nervoso.             O corpo é o ponto de ligação entre o mundo e a alma. Sentir,  pensar,  exercer vontade e outros atos são atividades da alma, ou do "Eu". É o "Eu" que vê, pensa, joga, fala, etc. Quando um membro é ferido a alma não funciona bem. Em caso de uma lesão cerebral a alma fica como um músico com seu instrumento quebrado ou danificado.

       4) A alma e o pecado

A alma vive sua vida natural, através dos instintos:
a) autopreservação                 - nos avisa do perigo (Gn 2:17)
b) aquisição                   - nos conduz ao próprio sustento (Gn 2:1)                                        
c) busca de alimento         - nos leva a satisfazer a fome natural   
                                          Gn 1:29)
d) reprodução             - nos leva a perpetuação da espécie           
                                               (Gn 1:27)
e) domínio                        - nos conduz a tomar certas iniciativas
                                          próprias (Gn 1:28)

Em Gênesis 3:6 lemos que o homem cedeu à concupiscência dos olhos, à cobiça da carne e à vaidade da vida. A alma, consciente e voluntariamente, usou o corpo para pecar contra Deus. Porém, estes impulsos pecaminosos da alma devem ser extirpados, e essa obra (de extirpar a natureza de pecado) é do Espírito Santo (Rm 8:13; Cl 3:5).


5) A alma e o coração
O coração é a primeira coisa a viver, e seu primeiro movimento é sinal seguro de vida, seu silêncio é sinal seguro de morte, é também a fonte e o lugar onde se encontram as correntes de vida espiritual e da alma.  O coração é o centro da vida, do desejo, da vontade e do juízo. Ele está unido com o amor, ódio, determinação, a vontade e o gozo (Sl 105:3). O coração é o centro da vida emocional, a ele é atribuído todos os graus de gozo (Is 65:14), a êxtase e a exaltação (At 2:46), dor e aflição (Pv 25:20; Sl 109:22), inveja (Pv 23:17), ira (At 7:54), vingança (Dt 19:6), temor (Jr 32:40), desânimo (Js 5:1), pavor (Lv 26:36).
- O coração é o centro da vida moral
. pode haver o amor de Deus (Sl 73:26)
. pode haver orgulho (Ez 28:2,5)
. pode haver bons ou maus pensamentos (Mt 15:19)
. estão as palavras boas ou más (Mt 12:34-35)
. foi escrita originalmente a lei de Deus (Rm 2:15)
. está a sede da consciência (Hb 10:22)
. está a fé ou a descrença (Rm 10:10; Hb 3:12)
. semeia-se a palavra divina (Mt 13:19)
. está a inspiração de Deus ou de Satanás (II Co 8:16; Jo 13:2)
. está a morada de Cristo ( Ef 3:17)
. está a morada do Espírito (II Co 1:22)
. está a paz de Deus (Cl 3:15)
. é a câmara secreta e misteriosa que somente Deus pode sondar (Jr 17:9-10)
"Guarda com toda diligência o teu coração, pois dele procedem as fontes da vida" Pv 4:23.

6) A alma e o sangue
“porque a vida da carne está no sangue" Lv 17:11
Tanto no homem como no irracional, o sangue é a fonte da vida física (Dt 12:23).
O sangue é a sede principal da alma, ele vive e nutre-se de si mesmo. Usando o coração como bomba e o sangue como meio de vida a alma envia vitalidade e nutrição a todas as partes do corpo.

O espírito do homem

No princípio Deus soprou o espírito de vida no corpo inanimado do homem e este foi feito alma vivente. Portanto, a alma é um espírito encarnado (dentro de um corpo carnal), visto que recebe expressão mediante o corpo. O espírito diferencia o homem de todas as demais criaturas, o espírito é dotado de inteligência (Jó 32:8). É pelo espírito que o homem conhece as coisas de Deus (I Co 2:11, 14:2 ; Ef 1:17, 4:23).
É pelo espírito que o homem pode adorar a Deus (Jo 4:24). O espírito do homem pode se relacionar com o espírito de Deus (I Co 14:14-15; Rm 1:9;  Fp 1 :27). 

O espírito do homem pode ser:
- altivo (Pv 16:18);
- perverso (Is 19:14);
- rebelde (Sl 106:33);
- de servidão (Rm 8:15);
- contrito e humilde (ls 57:15; Mt 5:3);
- impaciente ( Pv 14:29).

Cabe ao homem a responsabilidade de guardar o seu espírito:
-  dominando-o (Pv 16:32);
-  arrependendo-se e tendo um novo espírito (Ez 18:31);
-  deixando Deus transformar o seu espírito (Ez 11:19).

Somente Deus, que no princípio soprou no corpo do homem o fôlego de vida poderia soprar uma nova vida espiritual e regenerá-lo de seus pecados (Jo 20:22; Cl 3:10).

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