sábado, 21 de novembro de 2009


Lutero Ainda Fala: 491 Anos de Reforma

Felipe Sabino de Araújo Neto


Em comemoração aos 491 anos da Reforma Protestante, comemoradotodo 31 de outubro, devido ao famoso 31 de outubro de 1517, quando Luteroafixou as suas 95 teses na Igreja do Castelo de Wittenberg, selecionei algunstrechos de diversas obras desse grande e importante teólogo da história doCristianismo:


“… a doutrina da fé e da justificação, ou como nos tornamosjustos perante Deus… expulsa todos os falsos deuses e aidolatria, e, após terem sido expulsos, desmorona o fundamentodo papado, sobre o qual ele foi edificado.”


“… na filosofia um pequeno erro no princípio é um grande eabominável erro no fim, assim também na teologia um pequenoerro subverte a doutrina inteira.”


“Aquele que quer compreender o que é dito [na Escritura] deveindagar por que ou por quais motivos é dito.”


“[Eu sou] um destes que, como Santo Agostinho afirma de simesmo, cresceram escrevendo e ensinando outros e não umdesses que, começando com nada, tornaram-se num instante, osmais exaltados e cultos dos mestres.”


“Outros, que viveram antes de mim, atacaram a vida má eescandalosa do papa, mas eu ataquei a sua doutrina…”


“John Huss atacou e castigou apenas os abusos e a vidaescandalosa do papa, mas eu… tenho atacado a doutrina dopapa e o tenho derrotado.”


“Doutrina e vida devem ser bem e verdadeiramente distinguidase separadas uma da outra. A vida é má mesmo em nosso meiocomo também no meio dos papistas. Por isso não contendemoscom os papistas por causa da vida, mas por causa da doutrina…


Quando, contudo, a palavra permanece pura, então a vida podeser corrigida…”


“Não estou preocupado com a vida, mas com as doutrinas. Avida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas oensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque levamultidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bomou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentirosoque contradiz a palavra de Deus.”


“Os próprios sofistas e escolásticos são compelidos a confessar,e assim também ensinam, que uma obra moral praticadaexteriormente, se não foi praticada com um puro coração, umaboa vontade e com um propósito correto, é nada mais do quehipocrisia.”


“És tu sozinho, dizem eles, mais sábio que tantos homenssantos, mais sábio que toda a igreja?… A igreja ensinou destamaneira o tempo todo. Assim também fizeram todos osdoutores da igreja primitiva, homens santos, mais antigos emelhor instruídos do que tu. Quem és tu, que ousas discordar detodos eles ao trazer-nos uma doutrina contrária?”


Lutero tem uma resposta para essas perguntas, não importa quem a elese opõe:


“… quer seja Cipriano, Ambrósio, Agostinho, ou São Pedro,Paulo ou João, e até mesmo um anjo vindo do céu que ensine deoutra maneira; e, no entanto, isso sei seguramente que nãoensino as coisas de homens, mas de Deus. Isto quer dizer queatribuo todas as coisas somente a Deus, e nada aos homens.


Minha doutrina é aquela que expõe e anuncia a graça e a glóriasomente de Deus e, quanto ao assunto da salvação, ela condenaa justiça e a sabedoria de todos os homens. Nisso não possoerrar, porque dou tanto a Deus quanto aos homens aquilo queprópria e verdadeiramente pertence a cada um deles.”


“Pois, aprendi isto também por minha própria experiência – que,depois de todas as minhas vigílias, meus esforços, minhasorações e outros exercícios laboriosos, com os quais, quandomonge, me afligi a mim mesmo quase até à morte, a dúvida aindapermanecia e minha mente que me fez pensar desta maneira:‘Quem sabe se essas coisas estejam agradando a Deus?’”


“Eu prego nada de novo, mas afirmo que todas as coisas que oscristãos possuem se arruinaram entre aqueles que deveriam tê-losconservado, a saber, os bispos e os doutores. No entanto, nãotenho dúvidas que a verdade permaneceu assim mesmo emalguns corações até agora… Camponeses pobres e criançasentendem a Cristo melhor que o papa, os bispos e os doutores.”


“Peço que os homens não façam referência a meu nome e sechamam a si mesmos não de luteranos, mas de cristãos. Que éLutero? Minha doutrina, estou certo, não é minha, nem tenhosido crucificado por ninguém… Como então deveria eu, pobre epodre saco de vermes que sou, chegar a tal ponto em que sejadado aos filhos de Cristo um nome derivado de meu nomeimprestável?”


“Deus quer salvar-nos não pela interna, mas pela externa justiçae sabedoria, não por aquilo que vem e brota de nós, mas poraquilo que vem de outro lugar para dentro de nós, não pelo quese origina em nossa terra, mas pelo que desce do céu. Cabe anós, portanto, sermos instruídos numa justiça inteiramenteexterna e alheia. Por isso é necessário que a nossa própria justiçainterna seja desarraigada.”


“Se alguém é sábio, justo e bom perante os homens em virtudede dons, que naturais, quer espirituais, ele não é, por causa disso,considerado como tal perante a Deus, sobretudo se ele seconsidera como tal.”


Fonte: Deixa Deus ser Deus, Philip S. Watson

Monergismo.com – “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9)www.monergismo.com

Nenhum comentário: